segunda-feira, abril 17, 2006

 
Chineses encontram sutiã e chinelos com mil anos de idade

Um museu chinês encontrou fragmentos de um sutiã e um par de chinelos bordados com quase mil anos de idade, informou hoje a agência oficial Xinhua.
As peças, alegadamente pertencentes a uma mulher nobre da Dinastia Liao (916-1225 d.C.), ajudarão os investigadores a estudar os costumes e os bordados daquela época, segundo Tian Yanguo, responsável do Museu Aohan Banner de Chifeng, na região autónoma da Mongólia Interior (norte chinês).
Tian informou que as peças foram encontradas num túmulo da Dinastia Liao na cidade de Xinhui há dois anos e foram armazenadas no museu.
Segundo o director do museu, os fragmentos do sutiã têm um preenchimento de algodão e são bordados delicadamente a ouro. «Eram semelhantes em função e design aos que são usados pelas mulheres actualmente».
A descoberta demonstra que os membros da Dinastia Liao, um Estado fundado pelo grupo étnico Khitan, eram bastante abertos e mantinham contacto com as regiões centrais chinesas, segundo Tian.
O par de chinelos, segundo o investigador, está intacto. «Os chinelos medem 23 centímetros. Foram bordados com centenas de flores e forrados com seda fina. Devem ter pertencido a uma nobre», explicou.
17-04-2006 13:50:40

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?