quarta-feira, abril 12, 2006

 
Egipto recupera papiros de «Evangelho segundo Judas»

O Egipto recuperou os 13 papiros conhecidos como o «Evangelho segundo Judas», datados do século III ou IV, anunciou esta quarta-feira o Conselho Superior de Antiguidades Egípcias (CSAE).
«O Egipto conseguiu recuperar os 13 papiros escritos em alfabeto copta», indicou o secretário-geral do CSAE, Zhai Hawas, em comunicado.
O documento será conservado no Museu Copta do Cairo, acrescentou.
Na última quinta-feira, a revista norte-americana National Geographic anunciou que o documento havia sido autenticado como sendo o «Evangelho segundo Judas».
«O manuscrito, perdido durante 1.700 anos, foi autenticado como sendo um trabalho de literatura apócrifa dos primeiros cristãos», declarou Terry Garcia, um dos responsáveis da revista norte-americana.
Neste Evangelho, Judas não aparece como traidor mas sim como um iniciado que denunciou Jesus Cristo aos Romanos, a pedido deste e pela redenção do Mundo.
O documento foi descoberto cerca de 1970 no Egipto, por um camponês que vendeu os papiros a um traficante egípcio que os levou para os Estados Unidos.
Em 2000 pelo coleccionador de antiguidades suíço Frieda Nussberger-Tchacos, que o doou à fundação suíça Maecenas em 2001 para o preservar e traduzir.
Diário Digital / Lusa
12-04-2006 18:05:00

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?