domingo, abril 16, 2006

 
Mar Morto pode «secar» até 2050, advertem especialistas

O Mar Morto, local turístico apreciado pelas suas virtudes terapêuticas, está ameaçado por uma situação ecológica «catastrófica» que pode levar ao seu desaparecimento até 2050, advertiram especialistas.
Os «Amigos da Terra», uma organização não governamental do Médio Oriente que reúne ecologistas israelitas, palestinianos e jordanos, advertiram para o perigo de uma «catástrofe ecológica» no Mar Morto, onde desagua o rio Jordão, no meio de uma paisagem austera, crestada pelo sol e carregada de história bíblica.
«Em 50 anos, o Mar Morto perdeu um terço da sua superfície e o nível das suas águas continua a diminui rapidamente», declararam os «Amigos da Terra».
Situado 412 metros abaixo do nível do mar Mediterrâneo, o mar Morto - que passou a ser assim designado a partir do século II - tem uma extensão de 50 quilómetros e mede 17 quilómetros na sua parte mais larga.
Este mar é famoso por ter as águas mais salgadas do mundo, com uma salinidade de 33%, que equivale a 10 vezes à dos oceanos, o que torna ali impossível qualquer forma de vida, flora ou fauna.
A forte evaporação de água da sua superfície foi compensada até agora pelas águas do Jordão.
No entanto, o desvio do caudal do rio por motivos agrícolas, hidroeléctricos ou de consumo humano, além da construção de diques de evaporação para a exploração dos sais minerais, levaram a uma diminuição do nível da superfície em cerca de um metro por ano há mais de duas décadas.
As consequências são especialmente graves para a parte costeira de Israel, a sul do Mar Morto, e palestiniana, concretamente na Cisjordânia, na parte norte.
Todos os anos surgem novas fendas que obrigam as autoridades a proibir o acesso a zonas inteiras do litoral, enquanto que os centros de cura e bem-estar que exploram as fontes termais, como o de Ein Gedi, sul de Israel, ficaram afastadas do mar cerca de dois quilómetros.
Os buracos e as fendas ocorrem por causa da infiltração da água da chuva que dissolve os sais subterrâneos.
16-04-2006 17:01:24

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?