terça-feira, maio 16, 2006

 
Alemanha: Arquivo nazi de Bad Arolsen aberto a historiadores

Os arquivos de Bad Arolsen, centro da Alemanha, sobre o destino de 17,5 milhões de vítimas do nazismo, vão ser abertos aos historiadores, decidiram hoje os 11 países encarregues da sua custódia, num encontro realizado perto do Luxemburgo.
Os embaixadores destes 11 países, responsáveis pelo Serviço Internacional de Investigação (SIR), aprovaram «emendas» aos acordos internacionais sobre o fundo documental de Bal Arolsen que «permitirão a sua pesquisa», anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Luxemburgo, num comunicado distribuído em Berlim.
No entanto, a decisão terá de ser ratificada pela Alemanha, França, Grã-Bretanha, Itália, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Grécia, Estados Unidos, Polónia e Israel, para que os historiadores possam aceder aos arquivos «o mais depressa possível», sublinha o comunicado.
O texto destaca a «grande vontade política» dos governos envolvidos.
Trata-se de uma medida esperada desde que, em Abril, Berlim levantou todas as objecções, acabando com seis décadas de semi- confidencialidade sobre 47 milhões de documentos até agora só consultáveis por antigas vítimas e pelos seus representantes legais.
Diário Digital / Lusa
16-05-2006 20:17:00

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?