quinta-feira, maio 25, 2006

 
Apenas 19% respeita limites do Código da Estrada, diz DECO

Conduzir em excesso de velocidade, cansado, sob o efeito do álcool ou a falar ao telemóvel e não respeitar semáforos são comportamentos frequentes nas estradas e importantes causas de acidentes, revelou um estudo realizado pela Deco Proteste. O trabalho concluiu que apenas 19% das pessoas respeita os limites do Código da Estrada.
A pesquisa foi realizada em 2005 e interrogaram-se mais de 12 mil condutores europeus, dos quais 3.670 eram portugueses.
Segundo o estudo, mais de um terço dos inquiridos ultrapassa regularmente os limites de velocidade em mais de 20 km. Apenas 19% das pessoas respeita os limites do código da estrada. Em Portugal são sobretudo homens e jovens quem mais desrespeita a lei.
No estudo pode verificar-se ainda que um quinto dos entrevistados conduz cansado, cerca de 40% conduz após «beber um copo a mais» e mais de metade dos condutores usa o telemóvel ao volante, embora mais de metade utilize o sistema de «mãos livres».
Também o uso de cinto de segurança não reuniu consenso entre os condutores, sendo que a maioria apenas o coloca nos itinerários principais. Por outro lado, somente 9% das pessoas reduz a velocidade quando surge um amarelo.
A maioria dos inquiridos confessou que já esteve envolvido num acidente desde que começou a conduzir e mais de um quarto nos últimos três anos.
Mais de metade das pessoas que não respeita com frequência os semáforos, 40% dos que conduzem sob o efeito do álcool e um terço dos que excedem o limite de velocidade tiveram um acidente nos últimos três anos, segundo este estudo, publicado na edição de Junho da revista PRO Teste e TESTE SAÚDE.
25-05-2006 11:37:36

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?