terça-feira, maio 02, 2006

 

Fidel, Chávez e Morales assinam acordo anti-EUA

Os presidentes de Cuba, da Venezuela e da Bolívia assinaram um acordo de Comércio, cujo objectivo visa neutralizar os esforços de Washington na criação de uma área comércio livre das Américas (ALCA).
Reunidos em Havana e tendo como observador Daniel Ortega, o líder sandinista da Nicarágua que vai candidatar-se às eleições de Novembro, os presidentes Fidel Castro, Hugo Chávez e Evo Morales rubricaram este fim-de-semana o acordo que institui a Alternativa Bolivariana para as Américas (ALBA).
O entendimento alcançado reflecte a união dos três líderes da região mais críticos dos EUA. Entre os documentos assinados está um Pacto de Comércio, pelo qual Chávez assegura a Cuba o financiamento preferencial para o petróleo venezuelano e o pagamento a mais de 20 mil médicos e outros profissionais cubanos que trabalham na Venezuela.
Por seu turno, a Bolívia que espera obter ajuda para debelar os sinais de gravamento da crise desde a eleição de Morales, em Dezembro, garante o acesso à energia e financiamento venezuelanos, além de mercados para produtos como a soja.
Note-se que, há pouco mais de uma semana a Venezuela anunciou o abandono da Comunidade Andina, onde estão ainda a Bolívia, Colômbia, Equador e Perú, precisamente em protesto contra a assinatura de instrumentos bilaterais entre estes países e os EUA.
Aliás, Luís Arce, ministro das Finanças da Bolívia, já garantiu que o seu país seguirá o exemplo de Caracas se a Colômbia, Equador e Perú continuarem a cooperar comercialmente com os EUA.
01-05-2006 7:42:49


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?