terça-feira, maio 30, 2006

 
Parlamento Europeu estuda um imposto para SMS e e-mails

O Parlamento Europeu está a equacionar cobrar um imposto pelo envio de e-mails e mensagens de texto (SMS) como um modo de financiamento no futuro. A proposta foi lançada por Alain Lamassoure, um eurodeputado do grupo popular europeu, e será agora analisada por um grupo de trabalho.
A proposta de Lamassoure, membro do UMP do presidente francês, Jacques Chirac, inclui um imposto de 1,5 cêntimos para os SMS e de 0,00001 cêntimos por cada e-mail enviado.
«É simbólico, porém, tendo em conta as milhares de transacções que se realizam por dia, representará receitas significativas», declarou o eurodeputado.
Este tipo de «imposto europeu» é uma das possibilidades equacionadas por Bruxelas para financiar o seu orçamento e torná-lo mais independente dos países membros.
A maioria dos governos, eurodeputados e a Comissão Europeia apoiam a criação destes novos impostos.
29-05-2006 9:40:47


Eurodeputado defende imposto europeu sobre SMS e e-mails

O eurodeputado francês, Alain Lamassoure, defende a criação de uma taxa fixa sobre a troca de sms e e-mails transeuropeus. Segundo a edição desta sexta-feira do Semanário Económico, o imposto reverteria para o orçamento comunitário.No plano original de Lamassoure, cada mensagens escrita trocada entre dois estados europeus poderia ter uma taxa de 1,5 cêntimos e cada e-mail poderia custar 0,00001 euros.«São migalhas, mas dados os milhares de transacções todos os dias, isso permitiria um grande encaixe», defendeu o francês do PPE.Numa momento em que Bruxelas reitera que a sociedade de informação é uma das principais prioridades da União Europeia (UE), a ideia de criar um imposto europeu não é de excluir, mas a solução pode passar por desagregar o IVA em duas partes: a nacional e a europeia.A União Europeia encontra-se a discutir os recursos próprios e a melhor forma de se libertar da dependência das contribuições nacionais de cada estado.
12-05-2006 11:48:05

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?