quinta-feira, maio 04, 2006

 
Relatório: NASA sem dinheiro para investigação científica

A NASA está sem dinheiro para apoiar significativamente a investigação científica enquanto constrói uma estação espacial internacional e prepara o regresso de astronautas à Lua, indica um relatório encomendado pelo Congresso norte-americano.
Em consequência disso, adverte o relatório do Conselho de Investigação Nacional, a liderança mundial dos Estados Unidos na investigação científica sofrerá «uma maior erosão».
A proposta de orçamento da NASA para 2007 irá debilitar os programas para as ciências do espaço e da terra, pôr em risco os objectivos nacionais de investigação e travar o desenvolvimento da próxima geração de cientistas da nação, assinala.
«Os cortes incidem desproporcionadamente nas pequenas missões e na parte de investigação e análise do programa», afirmou Lennard Fisk, professor de ciência espacial na Universidade de Michigan e antigo administrador associado da NASA que presidiu à elaboração do relatório.
Os cortes orçamentais implicarão adiamentos ou cancelamentos de muitas missões científicas, refere o documento que hoje será apresentado em Washington, numa reunião de um conselho consultivo da NASA.
O orçamento proposto pelo presidente George W. Bush para 2007 prevê um aumento de 3,2% nos gastos da agência espacial norte-americana em relação ao ano passado.
Pouco menos de um terço dos 16,8 mil milhões de dólares do orçamento proposto para a NASA em 2007 será consagrado à ciência, mas os fundos para programas científicos deverão crescer apenas 1,5% no próximo ano e 1% por ano até ao fim da década.
O administrador da NASA Michael Griffin disse no princípio do ano que teria de tirar dinheiro dos programas de ciência e exploração para perfazer quase 4 mil milhões de dólares necessários, nos próximos quatro anos, para concluir a construção da estação espacial e pôr os vaivéns a voar até 2010.
Diário Digital / Lusa
04-05-2006 12:36:02

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?