quinta-feira, junho 15, 2006

 

China: Confúcio será tão fácil de reconhecer como Sócrates

O pensador chinês Confúcio (551-479 a.C.), uma das figuras centrais da História da China, terá em Setembro uma imagem oficial que o tornará tão facilmente reconhecível em todo o mundo como Sócrates ou Platão, noticia hoje a imprensa oficial.
A Fundação de Confúcio da China, encarregada de «dar uma imagem» ao pensador, desenhou já um esboço que mostra um ancião, de pé, com as mãos cruzadas em frente do peito, boca e orelhas grandes, longa barba e túnica.
O esboço, que se pretende seja o ponto de partida para um debate público de que resulte a «fixação» da imagem do Mestre, baseia- se num quadro do pintor Wu Daozi, que viveu na Dinastia Tang (618- 907).
Aprovaram o esquisso historiadores, artistas e mesmo descendentes de Confúcio, que são hoje mais de três milhões, o último dos quais nascido em Taiwan a 01 de Janeiro último.
«Símbolo da História e da cultura chinesas, Confúcio é conhecido em todo o mundo. Necessitamos de uma retrato-padrão para que todos os países tenham a mesma imagem», disse o secretário-geral da Fundação, Zhang Shuhua, citado hoje pelo «Diário do Povo».
Até agora, o pensador tem sido representado de formas diferentes. Com a nova imagem, explicou Hu Xijia, membro da equipa que concebeu o esboço, pretende-se «mostrar o Confúcio que existe na mente das pessoas, um filósofo sagaz e respeitador».
Nascido em Shandong, Confúcio lançou as bases do pensamento tradicional chinês, com princípios como a obediência à hierarquia e à família e a busca do bem comum.
Diário Digital / Lusa
14-06-2006 16:16:00


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?