domingo, junho 04, 2006

 
EUA: Novas regras sobre combustíveis podem dinamizar diesel

A introdução nos EUA de novas regras sobre combustíveis, tornando o diesel menos poluente, poderá dinamizar a venda de automóveis a diesel, que hoje representam apenas 3,6% do mercado automóvel norte-americano.
Um artigo de Rob Lever, da agência France Presse, indica que a partir de 15 de Outubro o diesel vendido nos Estados Unidos terá uma forte redução do teor de enxofre, a que acresce a obrigatoriedade de os veículos a diesel estarem equipados com filtros de partículas.
Os veículos a diesel têm emissões de dióxido de carbono bastante inferiores às das viaturas movidas a gasolina.
A redução do teor de enxofre garante que os 13 milhões de pesados que cruzam as estradas dos Estados Unidos vão reduzir as suas emissões poluentes.
Analistas esperam que o combustível diesel menos poluente possa contribuir para uma maior adopção do gasóleo nos automóveis ligeiros de passageiros, agora que o diesel já não produz a «fumarada» de antigamente e os motores a gasóleo são hoje tão silenciosos como os a gasolina.
O diesel não tem uma boa imagem junto dos condutores norte-americanos, que optam esmagadoramente pela compra de automóveis a gasolina.
Mas, numa altura de aumento do preço do petróleo nos mercados internacionais, os motores a diesel têm a vantagem de apresentarem um consumo entre 20 e 40% mais baixo do que os seus homólogos a gasolina.
David Cole, director de um centro de investigação automóvel no Michigan, assinalou que um fraco teor de enxofre no diesel era absolutamente necessário, mas as normas sobre as emissões de óxidos de azoto são muito mais difíceis de alcançar.
O responsável sublinhou que três tecnologias na indústria automóvel - gasolina, diesel e híbrido gasolina/electricidade - iniciaram uma verdadeira corrida pela eficiência, prevendo-se que no futuro haverá tecnologias interessantes.
Cole considera que os construtores automóveis terão de ter em conta quanto é que os consumidores estão dispostos a pagar a mais na compra para disporem de automóveis que depois tenham custos de utilização mais baixos.
Salientou que os automóveis a diesel custam em média mais 3.000 dólares (2.324 euros), mas têm custos de utilização cerca de 30% mais baixos, enquanto um híbrido tem um preço 4.000 a 6.000 dólares (3.098 a 4.648 euros) superior aos correspondentes veículos a gasolina, mas permite poupanças de utilização a partir dos 30%, em função do tipo de condução.
Diário Digital / Lusa
04-06-2006 12:31:00

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