sexta-feira, junho 02, 2006

 

Jornalistas britânicos contra Yahoo! por colaborar com Pequim

Os jornalistas do Reino Unido e da República da Irlanda estão a boicotar o Yahoo!, devido à actuação da empresa na China. A acção foi convocada pela National Union of Journalists, organização que representa 40 mil profissionais da comunicação social, num comunicado divulgado esta sexta-feira.
A National Union of Journalists afirma que a Yahoo! forneceu às autoridades chinesas informações sobre jornalistas. O comunicado será entregue a Dominique Vidal, vice-presidente do Yahoo! para a Europa.
Nos últimos meses vieram a público várias notícias sobre a colaboração de empresas do sector das tecnologias com o governo chinês. Sobre o Yahoo! recaem acusações de contribuir para a prisão de vários autores de blogs que defendem a democracia, fornecendo informações sobre estes internautas.
No seu comunicado «a União considera as acções do Yahoo!, de contribuir com autoridades chinesas, totalmente inaceitáveis». As informações terão resultado na prisão do jornalista Li Zhi, que discutia a democracia em fóruns, e na identificação de Shi Tao, condenado a dez anos de prisão por encaminhar um e-mail governamental à imprensa.
02-06-2006 19:35:05


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?