sexta-feira, junho 30, 2006

 
Vaticano vai abrir os arquivos secretos de 1922 a 1939

O papa Bento XVI decidiu abrir todos os arquivos do Vaticano entre 1922 e 1939. A partir de 18 de Setembro, os estudiosos terão acesso a documentos que poderão ajudar a esclarecer o que a Igreja Católica sabia e o que fez em relação ao advento do nacional-socialismo na Alemanha.
Em causa estão os Arquivos Secretos e os registos do Secretariado de Estado do pontificado do papa Pio XI. Num anúncio breve, a Santa Sé adiantou que a abertura dos ficheiros «tornará disponíveis para investigação histórica ... todas as fontes documentais até Fevereiro de 1939 que estão armazenadas em séries diversas dos Arquivos da Santa Sé».
«A parte dos arquivos que pode proporcionar novas revelações é a relativa à Espanha», adiantou uma fonte do Vaticano que pediu para não ser identificada. A Igreja foi ligada às forças nacionalistas do general Franco durante a Guerra Civil Espanhola, entre 1936 e 1939.
Há muito que os historiadores vêm a pressionar o Vaticano para que os arquivos da altura fossem abertos, de modo a esclarecer dúvidas como o Vaticano sabia ou não sobre o massacre dos judeus na Europa. O papa Pio XII, eleito em Fevereiro de 1939, é acusado por alguns de ter se omitido no Holocausto.
30-06-2006 19:04:17

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?