terça-feira, julho 11, 2006

 
Cartas pessoais de Einstein revelam infidelidade conjugal

Margot Einstein, enteada do prémio Nobel da Física Albert Einstein, doou à Universidade de Jerusalém 1.400 cartas, escritas à mão pelo investigador e dirigidas às suas mulheres e filhos, legítimos e ilegítimos. As missivas, cujo conteúdo foi agora tornado público, vêm revelar várias infidelidades conjugais.
«Estas cartas não falam das descobertas do cientista. Revelam, sim, a sua vida pessoal de um ponto de vista até agora desconhecido», afirmou ao diário Haaretz Hanoch Gutfreund, encarregue dos assuntos referentes a Einstein na Universidade de Jerusalém.
Esta correspondência mostra um marido infiel que não ocultava as suas numerosas relações extraconjugais, mas também um pai dedicado e respeitoso da sua primeira família, ao contrário da imagem dada pelas numerosas biografias consagradas ao sábio, que tradicionalmente o descrevem como um pai pouco dedicado e um marido cruel.
Margot Einstein doou esta colecção de cartas com a condição de que o seu conteúdo não fosse tornado públicos durante pelo menos 20 anos após a sua morte, a fim de proteger a vida privada das pessoas mencionadas nas missivas.
11-07-2006 14:20:55

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?