terça-feira, julho 25, 2006

 
Cientistas da NASA descobrem lagos numa das luas de Saturno

Cientistas da NASA descobriram uma rede de grandes lagos hidrocarbónicos na superfície de Titã, uma das luas de Saturno, anunciou hoje o Laboratório de Propulsão por Jacto (JPL) da agência espacial norte-americana.

A descoberta permite concluir que a Terra e Titã são os únicos astros com lagos em todo o sistema solar.
A rede de lagos de Titã foi observada perto do seu pólo Norte gelado pela nave internacional Cassini quando esta passou a 950 quilómetros do planeta durante o fim-de-semana.
Os investigadores contaram cerca de uma dúzia de lagos com dimensões de entre 10 e 100 quilómetros de largura.
Alguns deles, que apareceram como manchas negras nas imagens de radar, estão ligados por canais e uns desaguam noutros. Vários estarão secos, mas os que têm líquido deverão conter provavelmente uma mistura de metano e etano, segundo o JPL.
O abundante metano presente na atmosfera de Titã é estável na forma líquida nas condições ambientais do planeta, tal como o seu abundante etano, o que não acontece com a água.
Tanto quanto se sabe, Titã é uma das duas luas do sistema solar detentoras de uma atmosfera parecida com a que existiu inicialmente na Terra, mas os cientistas interrogam-se ainda sobre a origem dessa atmosfera brumosa rica em nitrogénio e metano.
A Cassini já tinha descoberto no ano passado o que pareceu ser um lago de líquido hidrocarbónico do tamanho do lago Ontário no pólo sul de Titã, mas esta foi a primeira vez que se observaram vários lagos.
A próxima aproximação da Cassini a Titã será a 7 de Setembro, quando irá passar a cerca de mil quilómetros de distância.
A Cassini, financiada pela NASA, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Italiana, foi lançada em 1997 e levou sete anos a chegar a Saturno para explorar este planeta rodeado de anéis e as suas numerosas luas. A missão é gerida pelo JPL.
Uma sonda que acompanhava a Cassini, a Huygens, desenvolvida e controlada pela ESA, desceu em Titã em 2005.
Diário Digital / Lusa
25-07-2006 12:27:00

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?