sexta-feira, julho 28, 2006

 

Hezbollah usou ONU como «escudo», diz jornal israelita

O jornal israelita Yediot Aharonot publica hoje que um observador da ONU, morto no bombardeamento ao posto da organização no Líbano, disse antes de morrer que o Hezbollah estava a usar o local como «escudo» contra os ataques israelitas.


Seis dias antes da sua morte, o major canadiano Paeta Hess-von Kruedener enviou um e-mail ao seu comandante, o general Lewis MacKenzie, que, entretanto, divulgou o conteúdo da mensagem numa rádio do Canadá.
O major terá escrito que receava pela sua vida, uma vez que os combatentes libaneses costumavam correr em redor da base da ONU, atraindo a maior parte dos ataques de Israel.
«Diariamente, em inúmeras ocasiões a nossa posição esteve sob ataques directos ou indirectos tanto da artilharia quanto dos bombardeamentos aéreos. O (ataque) mais próximo da artilharia caiu a dois metros da nossa posição, e o mais distante, a 100 metros da nossa base de patrulha», disse o militar canadiano.
O Yediot Aharonot publica ainda uma sondagem segundo a qual o apoio dos israelitas à guerra contra o Hezbollah está em queda.
Para 48% dos inquiridos, Israel deve continuar os ataques até que o Hezbollah seja «arrasado» – uma queda de 10% em relação à mesma sondagem divulgada há dez dias.
Outros 30% crêem que o objectivo deve ser afastar a milícia da fronteira, e 21%, que os ataques devem dar lugar às negociações - mais que os 17% da primeira pesquisa.
Desde o início da ofensiva, 423 libaneses (a maioria civis) e 51 israelitas (18 civis) morreram.
28-07-2006 11:53:37


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?