sábado, julho 15, 2006

 
OMC: Presidente russo garante a defesa dos interesses nacionais

A Rússia vai continuar a defender os seus interesses nacionais nas negociações com vista a um acordo com os EUA para a sua entrada na Organização Mundial do Comércio (OMC), declarou hoje o presidente Vladimir Putin.
As relações de amizade russo-americanas não impedirão a Rússia de defender os seus interesse nacionais, sublinhou o presidente russo durante uma conferência de imprensa conjunta com o presidente norte- americano, George W. Bush, após um encontro bilateral entre ambos.
«É um processo difícil, nós iremos continuar a trabalhar», precisou o presidente russo, quando questionado sobre as dificuldades da Rússia em obter autorização de Washington para entrar na OMC.
O presidente norte-americano convidou a Rússia a fazer esforços para melhorar as suas instituições democráticas, dando como exemplo a evolução do Iraque depois da queda de Saddam Hussein.
«Falei [com o presidente russo] do meu desejo de promover mudanças institucionais em certas partes do mundo, como aconteceu no Iraque, onde há uma imprensa livre e liberdade de religião, e disse- lhe que muita gente no meu país gostaria que a Rússia faça do mesmo modo», declarou Bush.
A referência ao Iraque desagradou a Putin.
«Para sermos honestos, é evidente que não gostaríamos de ter uma democracia como a do Iraque», respondeu Putin, suscitando risos da assistência.
A Rússia esperava anunciar um compromisso com Washington sobre a sua adesão à OMC por ocasião do encontro dos oito países mais industrializados (G8), que hoje à noite se inicia.
No entanto, apesar das intensas negociações nos últimos dias, o acordo não foi obtido.
Diário Digital / Lusa
15-07-2006 11:34:00

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?