sábado, julho 29, 2006

 
Pirataria: 4 em 10 CD vendidos no mundo em 2005 eram ilegais

Quase quatro em cada 10 CD´s comprados em todo o mundo em 2005 eram pirateados, revelou um estudo da Associação Internacional da Indústria discográfica, IFPI. O mercado das cópias ilegais vale actualmente 4,5 milhões de dólares – 3,5 milhões de euros.

No seu relatório anual, publicado em Londres, a Federação Internacional da Indústria Fonográfica adianta que «37% de todos os CD´s comprados em 2005, quer o comprador o fizesse intencionalmente ou não, eram discos piratas, o que representa 1,2 milhões de CD´s piratas no total».
Em todo o mundo, foram 30 os mercados em que a venda de discos piratas ultrapassaram as de cópias legais. De entre destes países, a IFPI identifica 10 considerados prioritários, «onde os eforços para fazer respeitar a lei devem ser intensificados. Ao top pertencem, de forma permanente, o Brasil, a China, a Indonésia, o México, a Rússia e a Espanha.
As novas entradas foram o Canadá – onde o mercado legal viu os seus lucros cair em 33% entre 2000 e 2005 – a Coreia do Sul – com uma quebra de 50% na venda de cópias legais – a Grécia e a Itália.
Os principias produtores/consumidores de pirataria continuam a ser a Rússia e a China. nestes dois países estão as maiores fábricas de cópias pirateadas, e é também na Rússia que está alojado o site allofmp3.com, um serviço ilegal de venda de canções que é actualmente alvo de vários processos por parte da IFPI, em vários países.
29-07-2006 14:07:55

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?