sábado, julho 08, 2006

 
Primeiro-ministro polaco Marcinkiewicz anuncia demissão

O primeiro-ministro polaco, Kazimierz Marcinkiewicz, anunciou esta sexta-feira a demissão e vai ser substituído por Jaroslaw Kaczynski, o presidente do partido conservador no poder, Direito e Justiça (PiS), segundo este partido.

«O primeiro-ministro Marcinkiewicz, informou a direcção do PiS da sua intenção de demitir-se», segundo o comunicado do partido, citado pela agência polaca PAP.

«O comité político do PiS recomendou para o cargo de primeiro- ministro Jaroslaw Kaczynski», acrescentou a mesma fonte.

Marcinkiewicz anulou à última hora a visita que ia fazer a partir de hoje à noite à Croácia para participar numa reunião da direcção do seu partido PiS.

A oposição e os media polacos especulavam há já vários dias sobre as dissenções que opunham Marcinkiewicz ao presidente do PiS e aos seus próximos colaboradores.

A recente iniciativa do primeiro-ministro de nomear para as Finanças o seu conselheiro económico Pawel Wojciechowski, para o lugar da liberal Zyta Gilowska demissionária na sequência de acusações sobre o seu passado na época comunista, surpreendera Jaroslaw Kaczynski.

Irmão gémeo do chefe de Estado, o presidente do PiS e verdadeiro homem forte da Polónia, afirmou que não conhecia o novo primeiro-ministro e não tinha sido consultado.

Quinta-feira à noite, Marcinkiewicz tomou uma outra iniciativa que lhe valeu as críticas de próximos de Kaczynski. Teve um encontro a sós com Donald Tusk, o chefe do principal partido da oposição, a Plataforma Cívica (PO, liberal).

A reunião da direcção do PiS, inicialmente prevista para a próxima semana, foi antecipada para hoje e sábado, quando o primeiro-ministro já tinha previsto ir nestes dias para a Croácia.

«O primeiro-ministro já não tinha liberdade de movimentos desde há algum tempo. Os irmãos Kaczynski querem mudanças revolucionárias na política polaca e Marcinkiewicz, muito mais contido, era para eles um obstáculo», comentou Tomasz Wroblewski, chefe de redacção da edição polaca da revista norte-americana Newsweek.

Diário Digital / Lusa

07-07-2006 20:06:00

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?