quinta-feira, julho 13, 2006

 

UE destina 5,6 mil M€ para as grandes redes transafricanas


A Comissão Europeia aprovou hoje uma proposta de parceria entre a União Europeia (UE) e África a nível de infra-estruturas, que contempla um envelope inicial de 5,6 mil milhões de euros para o desenvolvimento de grandes redes transafricanas.
Este montante de base, proveniente do décimo Fundo Europeu de Desenvolvimento (2008/2013), será consagrado aos eixos prioritários nos domínios dos transportes terrestres, energia, água, tecnologias de informação e redes de telecomunicações, com uma perspectiva regional.
O comissário europeu responsável pelo Desenvolvimento, Louis Michel, afirmou hoje em Bruxelas que «esta parceria permitirá a África de se dotar de infra-estruturas essenciais» e comentou que o crescimento económico, comércio integração regional e luta contra a pobreza só podem ser atingidos através daquilo que denominou «vertebração» do continente africano.
Observando que a falta de infra-estruturas e de serviços no continente africano limita seriamente o crescimento económico e constitui um entrave ao desenvolvimento humano e social, a Comissão aponta que mais de 300 milhões de pessoas - cerca de 42 por cento da população africana - não têm ainda acesso a água potável.
As vias de transporte rodoviário «são pouco numerosas», a sua manutenção «insuficiente», a cobertura da rede ferroviária é «escassa» e a interligação das redes «diminuta», assinala também a Comissão.
Outro dos sectores onde a comissão aponta a necessidade de se desenvolverem as infra-estruturas é o das telecomunicações, assinalando Bruxelas que as telecomunicações intra-africanas têm normalmente de transitar via Europa ou América devido à falta de interconexões.
A Comissão Europeia estima que o primeiro conjunto de projectos de infra-estruturas possa ser apreciado e aprovado já no final do ano em curso, de modo a arrancarem em 2007.
13-07-2006 16:16:45


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?