sexta-feira, julho 14, 2006

 
UNESCO: Dezoito novos locais na lista de Património Mundial

Os palácios italianos de Génova, o centro histórico de Regensburg-Stadtamhof, na Alemanha, e a cidade mineira chilena de Sewell são alguns dos 18 novos locais que desde hoje integram a lista de Património Mundial da UNESCO.
A paisagem mineira da Cornualha a oeste de Devon, no Reino Unido, o castelo de Crac dos Cavaleiros e a Fortaleza de Saladino, na Síria, a Central do Centenário de Wroclaw, na Polónia, a ponte suspensa da província espanhola da Biscaia, o sistema de irrigação aflaj, em Omã, e os sítios arqueológicos de Yin Xu, na China, e de Behistun, no Irão, encontram-se também desde hoje na lista da organização.
Além dos 10 novos locais hoje anunciados, o Comité do Património Mundial da UNESCO, reunido na sua 30ª sessão desde sábado e até ao próximo domingo em Vilnius, na Lituânia, decidiu quarta-feira incluir na lista outros oito locais arqueológicos, paisagistas e arquitectónicos considerados excepcionais.
São eles as reservas de pandas-gigantes da província chinesa de Sichuan, a reserva de fauna e flora de Malpelo, na Colômbia, a cidade histórica fortificada etíope de Harar Jugol, os círculos megalíticos de Senegambia (Gambia e Senegal), a arte rupestre de Chongoni, no Malawi, os edifícios de Aapravasi Ghat (Maurícia), a paisagem de agaves e antigas instalações industriais de Tequila (México) e os locais de arte rupestre de Kondoa, na Tanzânia.
A cidade velha bávara de Regensburg-Stadtamhof, na Alemanha, situa-se no Danúbio e tem estruturas históricas que abrangem dois milénios, incluindo o período da Roma antiga e edifícios românicos e góticos.
A cidade mineira de Sewell, no Chile, fica a 85 quilómetros a sul de Santiago e foi construída no início do século XX para albergar os mineiros que trabalhavam na maior mina subterrânea de cobre do mundo, El Teniente.
O sítio arqueológico chinês de Yin Xu localiza-se a cerca de 500 quilómetros a sul de Pequim e foi a última capital da antiga dinastia Shang (de 1300 a 1046 A.C.).
A ponte suspensa da província espanhola da Biscaia, que liga a foz do estuário do rio Ibaizabal ao oeste de Bilbau, data de 1893 e é considerada uma das mais notáveis construções arquitectónicas metálicas saídas da Revolução Industrial.
O sítio arqueológico de Behistun, na República Islâmica do Irão, localizado na antiga rota comercial que ligava o planalto iraniano à Mesopotâmia, possui vestígios da época pré-histórica, nos períodos medo, aqueménida, sassânida e ilcânida.
As Strade Nuove e o conjunto dos palácios dos Rolli, no centro histórico de Génova, em Itália, datam do final do século XVI e do início do século XVII e constituem o primeiro exemplo na Europa de um projecto de desenvolvimento urbano num quadro unitário e com planos especialmente divididos por uma autoridade pública.
Cinco sistemas de irrigação aflaj em Omã representam os cerca de 3.000 sistemas de irrigação ainda em actividade no país. (Aflaj é o plural de falaj, que significa em árabe clássico dividir em partes). A Central do Centenário de Wroclaw, na Polónia, data de 1913, considera da um marco da história da arquitectura em betão armado e um exemplo precursor do início da arquitectura e da engenharia modernas.
A paisagem da Cornualha e do oeste de Devon, no Reino Unido, sofreu transformações no século XVIII e início do século XIX, na esteira do progresso rápido da exploração mineira de cobre e estanho.
O castelo de Crac dos Cavaleiros e a Fortaleza de Saladino, na Síria, ilustram a troca de influências culturais e o desenvolvimento da arquitectura militar no Médio Oriente na época das Cruzadas, dos séculos XI a XIII.
A lista criada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) em 1972 com o objectivo de proteger recursos culturais e naturais excepcionais, é agora composta por 840 locais, um número que poderá em breve aumentar.
«Mais dois locais, em França e no Kosovo (na República Sérvia), podem ainda ser inscritos na lista mas ainda não foram examinados», declarou à imprensa Ina Marciulionyte, presidente do Comité do Património Mundial da UNESCO.
Diário Digital / Lusa
13-07-2006 19:03:00

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?