sábado, agosto 19, 2006

 
CRÓNICA DA SEMANA - 3ªsemana de Agosto

Panorama Internacional
George W. Bush afirma que a compreensao por parte da comunidade em relaçao ao que aconteceu no Libano pode levar algum tempo. Este facto e justificavel pela inabilidade com que o proprio Bush conduziu as operaçoes no Iraque.
Entretanto enquanto a estagnada e imobilista "Europa de Bruxelas" tambem se demora na resposta da ONU para que de facto nao sejam apenas naçoes Islamicas a fazer de arbitro entre o Hezbollah(Siria e Irao) vs Israel, o governo Polaco prontificou-se a jogar a sua carta no medio oriente.

O presidente da autoridade palestiniana tenta negociar com os terroristas do Hamas aproveitando a onda do cessar fogo no Libano para tirar creditos, mas sera que tera sucesso?
Enquanto um ministro do governo Libanes faz votos para que o Hezbollah nao seja desarmado, Saad Haririr, filho do ex-primeiro ministro assassinado pelos serviços secretos sirios mostrou grande satisfaçao pelo exercito libanes finalmente voltar a ocupar territorio anteriormente vedado pelos ocupantes terroristas do Hezbollah.

No Irao apos o anuncio da disponibilidade para negociar o dossier nuclear, o Governo de Teerao vem anunciar que domina totalmente a produçao de combustivel nuclear. A arma mais destruidora do mundo esta agora ao alcance de um regime fundamentalista islamico.

Noutra zona do globo, Cuba ensaia manobras de defesa contra um hipotetico ataque Norte-Americano.
Talvez todo este dispositivo militar seja mais para dissuadir revoltas de movimentos democraticos dentro de Cuba do que propriamente para fazer frente aos Estados Unidos cuja capacidade militar e incomparavelmente superior.

Destaque ainda para uma criança de 12 anos que em Inglaterra embarcou sem controlo de segurança e sem bilhete num aviao com destino a Lisboa. Graças a Deus que o rapaz nao demonstra grande interesse por explosivos.


Bush: Mundo pode demorar a aceitar que Hezbollah perdeu
O presidente norte-americano, George W. Bush, reconheceu esta setxa-feira que os libaneses e o mundo podem demorar a admitir que a guerra entre Israel e o Hezbollah representou uma derrota para o grupo xiita.

ONU pede com urgência à Europa tropas para o Líbano
A ONU pediu esta setxa-feira urgentemente aos países europeus, através do seu secretário-geral adjunto, que contribuam rapidamente com tropas para o alargamento da missão da organização no sul do Líbano.

ONU: Israel recusa países que não reconheçam Estado hebraico
Israel considerou, esta sexta-feira, «difícil, ou até mesmo inconcebível» aceitar que países que não reconhecem o direito de existência do Estado de Israel possam vir a fazer parte da força de pacificação da ONU para o sul do Líbano.

Abbas anuncia trégua ataques a Israel, facções põem condições
O presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, anunciou hoje que os grupos armados palestinianos concordaram em suspender o lançamento de rockets contra Israel a partir da Faixa de Gaza, mas militantes afirmaram que a adopção de tal medida dependerá de as forças israelitas interromperem a respectiva ofensiva.

Ministro libanês espera que exército não desarme Hezbollah
Um representante do Hezbollah no governo libanês disse hoje não antever problemas no estacionamento do exército no sul do país, desde que não tenha por missão desarmar a guerrilha desta formação radical xiita.

Saad Hariri elogia mobilização do exército para sul do Líbano
Saad Hariri, filho do ex-primeiro-ministro libanês Rafik Hariri, elogiou hoje a «missão histórica e patriótica» do exército libanês ao ser mobilizado para o sul do país, até à data controlado pela milícia xiita do Hezbollah.

Ahmadinejad diz que Irão domina ciclo de combustível nuclear
O presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou hoje que o país domina totalmente o ciclo para a produção de combustível nuclear, noticiou a agência de notícias iraniana Irna

Abbas e Haniyeh acordam negociar governo de união nacional
O Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, e o governo do movimento radical Hamas concordaram esta quarta-feira iniciar negociações para formar um governo de unidade nacional, com base num programa conjunto que inclua o reconhecimento implícito de Israel.

Irão disponível para negociar suspensão
O Irão está disponível para «discutir» a suspensão do enriquecimento de urânio, embora considere a paragem desta actividade «ilógica», afirmou esta quarta-feira o chefe de diplomacia iraniana, Manouchehr Mottaki.

Israel diz a deslocados libaneses para não regressarem
Israel avisou esta terça-feira à tarde os libaneses deslocados que não devem regressar às suas casas no sul do Líbano enquanto o exército libanês e os capacetes azuis da ONU não assumirem posições no terreno.

Polónia enviará tropas para o Líbano
A Polónia prepara-se para enviar soldados para o Líbano, em vez de reforçar a presença no Afeganistão, como antes estava previsto, noticia hoje o diário polaco Dziennik.

Tiros em Beirute para celebrar «vitória do Hezbollah»
Tiros de celebração ouviram-se, esta segunda-feira, por toda a capital libanesa, Beirute, quando o chefe do Hezbollah, xeque Hassan Nasrallah, declarou vitória sobre Israel.Hassan Nasrallah, reivindicou uma «vitória estratégica e histórica para todo o Líbano e para a resistência», depois do cessar-fogo com Israel.

Netanyahu: Ahmadinejad é o pior inimigo dos judeus desde Hitler
O líder da oposição de direita em Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou hoje que «não houve pior inimigo dos judeus desde Hitler que [o presidente iraniano, Mahmud] Ahmadinejad».

Cuba: mobilizados dezenas de milhar de reservistas
Cuba mobilizou dezenas de milhar de reservistas e milicianos para enfrentar um eventual ataque norte-americano, anunciou Raul Castro na sua primeira entrevista à imprensa oficial desde que passou a chefiar interinamente ao país.

Criança sem bilhete entrou em avião para Lisboa
Uma criança de 12 anos furou o esquema de segurança do aeroporto de Gatwick e conseguiu estar dentro de um avião para Lisboa sem bilhete ou qualquer elemento de identidade. As autoridades já abriram um inquérito a este caso que ocorreu numa altura em que o nível de segurança nos aeroportos britânicos era «crítico».


Politica em Portugal
Na Semana em que Marcelo Caetano, ultimo governante Portugues com dignidade, sabedoria e bastante diferente de Salazar, faria 100 anos, podemos verificar que o Pais encontra-se no descalabro, a caminho de um abismo profundo.
O desemprego aumenta, a despesa publica esta fora de controlo, o defice orçamental dispara, Os incendios estiveram fora de controlo, as desigualdades e injustiças sociais agravam-se, o mercado paralelo aumenta, o crime e a insegurança tambem. No meio disto tudo parece que a oposiçao canibaliza-se e atira-se contra o unico partido com ideias para o Pais: A Nova Democracia. Voltas da Marcelo Caetano na campa ao ver o estado a que chegou o Pais que tanto tentou preservar.


Desemprego aumenta em termos anuais no segundo trimestre
A taxa de desemprego em Portugal aumentou em termos homólogos anuais durante o segundo trimestre deste ano. Segundo os dados revelados sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), houve, contudo, uma redução face ao primeiro trimestre deste ano.

PSD: Morais Sarmento desiste de ir à festa do Algarve

O ex-vice-presidente do PSD e antigo ministro Nuno Morais Sarmento, anunciado como um dos «notáveis» que iria participar na festa do partido sábado no Algarve, anunciou hoje que decidiu cancelar a sua presença na iniciativa.

Desemprego: UGT diz que descida deriva de motivos sazonais

O secretário-geral da UGT, João Proença, afirmou hoje que a descida da taxa de desemprego verificada no segundo trimestre deste ano é uma «evolução normal», devido a motivos sazonais e conjunturais.

Monteiro desafia Marcelo a provar que PND é extrema-direita

O presidente do Partido da Nova Democracia (PND), Manuel Monteiro, desafiou, na quinta-feira, o ex-presidente do PSD e actual comentador da RTP, Marcelo Rebelo de Sousa, a «provar» que tanto ele, Manuel Monteiro, como o partido que dirige, são de extrema-direita.

Dirigentes do CDS/PP rejeitam diálogo com Nova Democracia

Ex-ministro do Turismo do anterior Executivo e destacado dirigente do CDS/PP, Telmo Correia, afirmou, na quinta-feira, não reconhecer legitimidade ao presidente do Partido da Nova Democracia (PND) e ex-líder dos populares, Manuel Monteiro, para que, «num momento de maior fragilidade do CDS, aproveite para fazer comentários sobre a vida do partido».

PSD condena «completo descontrole»

O PSD condenou, esta quinta-feira, o «completo descontrole» da despesa pública demonstrado pelos dados da execução orçamental divulgados, considerando que o aumento de 5,5 por cento do défice do Estado representa «uma grande derrota para o Governo» socialista.

Marcello Caetano faria 100 anos no dia 17 de Agosto

Assinala-se esta quinta-feira o centenário do nascimento de Marcello Caetano, uma das figuras que marcou a história do século XX português, último líder do Estado Novo.

Grupo de Borges trabalha na sucessão a Mendes

António Borges ofereceu-se para trabalhar com Luís Marques Mendes em várias áreas e em mais do que um órgão do PSD e o líder recusou "toda e qualquer tipo de colaboração".

Propostas da NovaDemocracia assustam alguns....

No meio de muitos encómios que foram feitos, têm nos últimos dias surgido também alguns comentários menos favoráveis às propostas feitas pela NovaDemocracia no sentido de tentar alguma forma de união das forças políticas da direita portuguesa.

Educação: Estado pode ter de indemnizar ex-directora adjunta
Afastada a 1 de Junho de 2006 por «desajustamento do perfil profissional» e por «falta de coesão e homogeneidade perante a restante equipa dirigente», a directora regional adjunta de Educação do Algarve, Isabel Bispo, pode vir a ter de ser indemnizada pelo Estado, devido à forma como foi substituída.

Défice orçamental sobe para os 4.317,4 M€

O défice provisório do subsector Estado, em Julho de 2006, apurado na óptica da Contabilidade Pública, subiu para 4.317,4 milhões de euros, acima dos -4.092,4 milhões de euros registados no período homólogo do ano passado, anunciou a Direcção-Geral do Orçamento (DGO).

Co-incineração: Quercus acusa Governo de destruir os CIRVER
A associação ambientalista Quercus acusou o Governo de querer acabar com os centros de valorização de resíduos, que devem entrar em funcionamento em 2007, ao enviar para co-incineração matérias que podem ser tratadas nestas unidades.

CE: área ardida em Portugal quase quadruplicou em 15 dias
A área ardida em Portugal aumentou de 13.591 para 49.881 hectares entre 31 de Julho e 14 de Agosto, indicam as estimativas da Comissão Europeia (CE) feitas a partir de imagens de satélite.

Amas pagam mais IRS que advogados

Em 2005, as amas pagaram mais de IRS do que os advogados.
Segundo apurou o Correio da Manhã junto do Ministério das Finanças, o IRS médio estimado por cada advogado referente aos rendimentos auferidos em 2004 foi de 1454 euros. O valor líquido médio de imposto pago pelas amas foi de 2163 euros por contribuinte.

Contrabando de gás rende 10 milhões de euros
Sete mil toneladas de gás butano e propano vindo ilegalmente de Espanha estão a entrar todos os anos em Portugal, através de particulares (que compram o combustível para uso próprio) e comerciantes (que depois o revendem em território nacional).

Governo à procura de «bode expiatório» para fogos
O presidente da Federação dos Produtores Florestais, Ricardo Machado, diz que o Governo está à procura de um «bode expiatório», em resposta às declarações do ministro António Costa que afirmou ter encontrado falhas na prevenção dos fogos, em particular no que respeita à limpeza das florestas.



Cultura
Gunther Grass, premio nobel da literatura em 1999, antes do lançamento da sua autobiografia, fez uma revelaçao controversa em que confessa ter pretencido as SS.
Mera coincidencia ou puro golpe de marketing? Penso que a resposta e obvia.

Os Judeus Russos manifestam repulsa por um concurso de caricaturas ofensivas promovido pelo estado fundamentalista islamico do Irao. O mais chocante nisto tudo e que muitos dos participantes veem de Paises ocidentais.

Nos Estados Unidos, artistas mobilizam-se contra os movimentos terroristas Hezbollah e Hamas.
Na India um homem foi incentivado a imolar-se por jornalistas. E eu pensava que ja tinha visto tudo na TVI.


Gunter Grass: autobiografia praticamente esgotada em um dia
A autobiografia de Gunter Grass, onde o escritor alemão revela que se alistou nas SS no final da II Guerra Mundial, ficou praticamente esgotada um dia depois de ter chegado às livrarias, anunciou hoje a editora Steidl.
Em 1999 a Academia de Letras sueca atribuiu-lhe o Prémio Nobel da Literatura e recebeu ainda o Prémio Príncipe das Astúrias.

Conselho Judío afirma que confissão de Grass tem fins publicitários
O Conselho Central dos Judeus da Alemanha considera que a confissão de Günter Grass de ter pertencido às Waffen-SS é uma campanha publicitária, lançada em vésperas do lançamento da sua autobiografia.

Judeus indignados com exposição de caricaturas do holocausto
A exposição de caricaturas do concurso internacional sobre o holocausto judeu, inaugurada em Teerão e promovida por um jornal iraniano, indignou os judeus na Rússia, país que se tornou na nova Terra Prometida para o «povo escolhido».
Os organizadores receberam 1.193 caricaturas de países como a Bélgica, Bulgária, Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália, Espanha, Holanda e Noruega.

Estrelas de Hollywood fazem petição contra Hezbollah e Hamas
Mais de 80 estrelas e personalidades ligadas à indústria cinematográfica de Hollywood assinaram uma petição condenando a acção do movimento xiita libanês Hezbollah e do grupo radical palestiniano Hamas pelas suas acções no Médio Oriente.

Índia: Repórteres ajudam homem a imolar-se frente às câmaras
Repórteres de televisão indianos à procura de um furo jornalístico ajudaram um homem que protestava por causa de salários em atraso a imolar-se pelo fogo frente às câmaras, dando-lhe fósforos e gasolina, noticiou esta quarta-feira a imprensa indiana.


Economia
Nada de relevante ou surpreendente nesta secçao para alem da reduçao do desemprego nos Estados Unidos por oposiçao ao que acontece em Portugal.


Pedidos de subsídio de desemprego recuam nos EUA
Os pedidos de subsídio de desemprego nos EUA desceram na semana passada, de acordo com os dados do Departamento do Trabalho norte-americano.


Desporto
Ainda o caso Adriaanse, Pinto da Costa depois de tanta ingerencia no trabalho no tecnico Holandes afirma nao perceber o porque da saida deste. Pinto da Costa afirma ainda que cobiça Jesualdo Ferreira desde 1984.
Parece ser bem mais facil cobiçar arbitros do que treinadores.



Pinto da Costa queria Postiga e Adriaanse «vai ter de pagar»
O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, admitiu esta sexta-feira que nunca concordou com a saída de Hélder Postiga do plantel dos dragões. O dirigente revelou ainda que Co Adriaanse vai ter de pagar uma indemnização ao clube.

Pinto da Costa namora Jesualdo Ferreira desde 1984
O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, revelou que Jesualdo Ferreira, novo treinador portista, era para vir para os dragões em 1984.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?