sábado, agosto 26, 2006

 
CRÓNICA DA SEMANA - 4ªsemana de Agosto


Internacional
No panorama internacional, apos o cessar fogo no Libano, a ameça islamica dissimina-se pelo mundo ocidental. Nos aeroportos, nas estaçoes de comboios, em todos os locais onde os terroristas tiverem a possibilidade de matar o maior numero de Infieis.

O ex-presidente Polaco e simbolo da luta contra o Comunismo Lech Walesa este em foco esta semana ao indicar que iria abandonar o sindicato Solidariedade. Dpois de uma conversa com o presidente do movimento a reconciliaçao foi atingida. Lech walesa criticou ainda esta semana Gunther Grass por nao abdicar do titulo honorario da cidade de Gdansk.



Lech Walesa reconciliado com o Solidariedade
Após o encontro em Gdansk com o dirigente do Solidariedade, Janusz Sniadek, o ex-presidente polaco Lech Walesa anunciou na quinta-feira à noite que participará nas comemorações dos 26 anos das greves de Agosto de 1980.

Mais de metade dos britânicos vê o Islão como uma ameaça
Mais de metade dos britânicos pensa que o Islão constitui uma ameaça para o mundo ocidental, mais um terço do que acontecia há cinco anos, segundo uma sondagem publicada hoje pelo diário The Daily Telegraph.

Grupo radical desconhecido rapta jornalistas da Fox
Um grupo palestino desconhecido, as Brigadas da Santa Jihad, anunciou esta quarta-feira ter sequestrado dois jornalistas da cadeia de televisão norte-americana Fox News, noticiou a agência noticiosa palestina Ramattan.

Avião norte-americano regressa escoltado a Amesterdão
Um avião da companhia aérea norte-americana Northwest Airlines foi hoje forçado regressar ao aeroporto holandês de Amsterdam-Schiphol, acompanhado por dois F-16 da força aérea holandesa, na sequência de um alerta.

Alemanha: ameaça obriga comboio de alta velocidade a parar
Um comboio de alta velocidade alemão (ICE), que liga Munique a Hamburgo, foi mandado parar antes de chegar à estação de Hanover devido a uma ameaça anónima recebida por telefone, afirmou hoje o porta-voz dos caminhos-de-ferro alemães (DB).

Lech Walesa deixa o Solidariedade, diz imprensa polaca
O antigo presidente polaco Lech Walesa abandonou o sindicato Solidariedade, noticia o Gazeta Wyborcza na sua edição de hoje.


Nacional
Na tentativa de reanimar alguma esperança para o Pais, Manuel Monteiro nao desiste de lutar por uma alternativa politica ao regime socialista vigente que passara por uma proposta de uma plataforma de Direita.
O novo passaporte vai custar o dobro do actual, mais uma medida para tentar roubar o povo por parte deste governo.
Portugal vai cada vez se atrazando mais em relaçao a Europa. Ate na Televisao Digital terrestre isso e um facto. Choque tecnologico? O atraso choca sem duvida.
Chocante e o nosso salario minimo, simbolo das desiguladades e injustiças que atrasam o nosso Pais. Sem aumentos de salarios nao ha hipoteses de aumento de produtividade.
Ainda a denuncia de Cintra Torres, em relaçao ao nao cumprimento de serviço publico(Munidal-06 na SIC por exemplo) por parte da RTP(paga por todos nos) para alem de esta tambem estar ao serviço da maquina de propaganda socilista. A RTP obviamente nao o admite.
Ainda o escandalo dos aumentos na ADSE: 4000% !!! 4000%!!!
Gatunos socialistas, so sabem e roubar.



PND: Monteiro proporá refundação da direita na rentrée
Refundar a direita é a principal proposta no manifesto que o presidente da Nova Democracia, Manuel Monteiro, apresenta sábado, num comício que pretende assinalar a rentrée política do partido.PND: Monteiro proporá refundação da direita na rentréeRefundar a direita é a principal proposta no manifesto que o presidente da Nova Democracia, Manuel Monteiro, apresenta sábado, num comício que pretende assinalar a rentrée política do partido.

Novo passaporte vai custar 60 euros
O Passaporte Electrónico Português (PEP) vai custar 60 euros no regime normal, quase o dobro do que custa o actual documento em Lisboa, segundo uma portaria hoje publicada no Diário da República.

TDT: Portugal é o mais atrasado da Europa Ocidental
Portugal é actualmente o mais atrasado na Televisão Digital Terrestre na Europa Ocidental, refere o Diário de Notícias citando dados do Digitab, segundo os quais apenas Portugal, Noruega e Irlanda não têm TDT.

Salário mínimo nacional é o que dá menor nível de vida na UE-15
O poder de compra dos trabalhadores portugueses que recebem o salário mínimo nacional é o mais baixo, comparando com todos os países da Europa a Quinze.

Cintra Torres / RTP: tribunal é bom local para apurar verdade
O crítico de televisão Eduardo Cintra Torres afirmou esta terça-feira à agência Lusa que o tribunal é um bom local para apurar a verdade, depois da Direcção da Informação da RTP ter anunciado segunda-feira que iria processá-lo.

RTP: Direcção Informação vai queixar-se de Cintra Torres à ERC
A direcção de Informação da RTP vai fazer queixa à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) por causa de um artigo de Eduardo Cintra Torres publicado no jornal Público, disse à Lusa fonte oficial da direcção da estação pública.

ADSE: exames e análises clínicas com aumentos até 4000%
Sem aviso prévio, os beneficiários da ADSE estão, desde este mês, a pagar substancialmente mais pelas análises clínicas e exames, com os aumentos a rondarem, em muitos casos, os 2000%.


Desporto
O Caso Mateus: como uma bola de neve se transforma em avalanche.
Falta de coragem e incompetencia dos dirigentes e estruturas do nosso futebol.

ISTO E UMA VERGONHA!
Corremos(os clubes, entenda-se) serios riscos de sofrer pesadas sançoes por imposiçao da FIFA a esta trapalhada.
Deveria de haver neste caso uma intervençao politica para afastar o major Valentim, Gilberto Madail, e todos os dirigentes de orgaos da liga e federaçao.
RUA, todos, JA!


Caso Mateus: Gil Vicente vai apresentar-se domingo na Luz
O Gil Vicente vai apresentar-se domingo no Estádio da Luz para defrontar o Benfica, no jogo da primeira jornada da Liga portuguesa de futebol, apesar de o encontro ter sido suspenso pela Liga de Clubes devido ao «Caso Mateus».

Caso Mateus: Tribunal Administrativo dá razão aos gilistas
O Tribunal Administrativo de Lisboa deu esta sexta-feira razão ao pedido do Gil Vicente e ordenou à Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) que recoloque os gilistas na primeira Liga, confirmou o presidente do clube de Barcelos.

Caso Mateus: Leixões entra na luta e quer lugar na I Liga
O Leixões vai entregar, esta sexta-feira à tarde, na sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, um documento em que reivindica como seu o lugar que o Belenenses poderá vir a ocupar na Liga Bwin, invocando para isso o direito desportivo adquirido.

Caso Mateus: FIFA exige à FPF que puna Gil Vicente
A FIFA intimou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a punir o Gil Vicente, pela decisão de recorrer aos tribunais civis, na sequência do caso Mateus.


Cultura
Embora seja uma questao relacionada com ciencia a questao das celulas estaminais mexe com valores eticos e morais pelo que a incluo nesta secçao.
Importantes avançoes foram realizados e agora o embriao original ja nao e afectado.
Em Portugal o consumo da pilula dia seguinte duplicou em tres anos. Talvez as novas geraçoes sejam mais abertas tambem nestas questoes.
O Sistema solar esta mais pequeno: Plutao desceu a 2ª divisao planetaria.
Ainda Gunther Grass que ao mesmo tempo que vai vendendo vai tambem se justificando: desta vez foi a populaçao de Gdansk, cidade onde nasceu e que depois da Guerra passou a fazer parte da Polonia.

Pílula dia seguinte: Consumo duplicou entre 2002 e 2005
O consumo da pílula do dia seguinte quase duplicou em Portugal entre Janeiro de 2002 e Novembro de 2005, sendo a esmagadora maioria das utilizadoras mulheres que, por alguma razão, falharam a sua contracepção regular, revela um estudo.

Empresa produz células estaminais sem afectar embrião
Uma empresa norte-americana anunciou que consegue produzir células estaminais sem afectar o embrião original.

Plutão perde estatuto e sistema solar fica com oito planetas
A Assembleia-geral da União Astronómica Internacional (IAU) decidiu esta quinta-feira, em Praga, retirar a Plutão o seu estatuto de planeta, passando assim a oito o número oficial de planetas do sistema solar.

Günter Grass explica silêncio aos habitantes de Gdansk
O escritor alemão Günter Grass explicou hoje o seu envolvimento nas Waffen-SS no final da Segunda Guerra Mundial e o longo silêncio em torno desse episódio do seu passado, numa carta enviada ao presidente da câmara de Gdansk.
O ex-presidente polaco ex-líder do movimento anti-comunista Solidariedade, Lech Walesa, também ele Prémio Nobel (da Paz, em 1983) e cidadão honorário de Gdansk, instou o escritor a devolver o seu título honorífico, ideia que Grass rejeitou.


Economia
Apenas de destacar a avaliaçao da Banca a Galp. A julgar pela generosidade dos bancos e porque deve valer ainda muito mais.

IPO: banca avalia Galp em 6.000 M€, diz jornal
Os quatro bancos designados para concretizar a Oferta Pública Inicial (IPO) da Galp Energia, prevista para Outubro, avaliam a companhia em cerca de 6.000 milhões de euros, adianta o Diário de Notícias indicando que a empresa inicia o road show para a admissão em bolsa já na próxima semana.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?