domingo, agosto 20, 2006

 
Espaço Cultura - Ociosidade dominical: 1Livro, 1Filme, 1Disco


Literatura: " O Vagabundo das Estrelas" - Jack London
O livro desta semana recai sobre um dos meus escritores favoritos: Jack London (1876-1916).
Jack London é talvez o romancista americano mais conhecido e lido no mundo no secXX.
Filho de agricultores, trabalhou em inumeras profissoes diversas ate ao seu suicidio com a idade de 40anos.

No começo do século XX, saíram da penitenciária de San Quentin, nos Estados Unidos, manuscritos de um prisioneiro que permaneceu na solitária por oito anos até ser enforcado. Este seria um facto comum, não fosse o incrível conteúdo dos relatos, que foram produzidos de maneira inusitada - após o prisioneiro submeter-se à auto-hipnose e entrar em estado alterado de consciência, por meio do qual era capaz de viver experiências de vidas passadas. Danell Standing, um professor de Agronomia que matou um colega de faculdade, aprendeu essa técnica dentro da prisão, em princípio para escapar das terríveis dores que lhe causavam a tortura da camisa-de-forças, onde ele era obrigado a ficar até cem horas seguidas. Depois, para recuperar mais detalhes das longínquas existências que lhe eram proporcionadas a cada novo "desdobramento astral". Nas suas memórias, ele deixou registrado um relato que nos chama atenção porque as provas dessa sua existência encontram-se expostas hoje no Museu de Filadélfia. Embora fosse um céptico, Jack London, mestre norte-americano da ficção literaria, absorveu a rica experiência de Danell Standing e propôs-se a narrar um dos mais envolventes romances de todos os tempos, O Vagabundo das Estrelas, que retoma a visão de mundo de grandes sábios e filósofos que a humanidade produziu.


Cinema: "Reservoir Dogs" - Quentin Tarantino (1992)

Reservoir Dogs(penso que o titulo em portugues e Caes danados), e o primeiro e o melhor filme de Tarantino na minha opiniao. Ate o Ketchup que e utilizado no filme para parecer sangue e brilhante. Reservoir Dogs e o perfeito exemplo de uma ideia simples, original(bastante) e funcional. Todo o filme e praticamente passado dentro de uma garagem(ou armazem, "whatever") sem que isso o torne massador(pelo contrario)

Joe Cabot (Lawrence Tierney), um experiente criminoso, reuniu seis bandidos para um grande roubo de diamantes, mas estes seis homens não sabem nada um sobre os outros e cada um utiliza uma cor como codinome. Porém durante o assalto algo ao saiu errado, pois diversos policiais esperavam no local. Mr. White (Harvey Keitel) levou Mr. Orange (Tim Roth), que na fuga levou um tiro na barriga e morrerá se não tiver logo atendimento médico, para o armazém onde tinha sido combinado que todos se encontrassem. Logo depois chegou Mr. Pink (Steve Buscemi), que está certo que um deles é um policial disfarçado e eles precisam descobrir quem os traiu. Em um clima de acusações mútuas a situação fica cada vez mais insustentável.


Discos: "III Sides to every story" - Extreme (1992)

Banda cujo o maior sucesso foi a balada "More than words" do album anterior. Esta musica foi simultaneamente a melhor e a pior coisa que lhes pode ter acontecido pois por um lado catapultou-os para a fama mas por outro e uma musica que nao e representativa da musica dos Extreme.

Em Setembro de 1992 foi lançado o terceiro álbum dos Extreme, "III Sides". Este saiu totalmente fora do estilo do anterior álbum da banda. O "Funk Metal" não estava mais presente. Extreme já se caracterizava como uma banda de rock tradicional. Nuno Bettencourt(Guitarrista) continuava a fazer sucesso com os seus solos de guitarra e Gary mostrava-se um vocalista eclético, capaz de cantar qualquer estilo de música. Nuno ganhou o prêmio "Guitarist of the Year" da revista Metal Edge Magazine. A tourne européia da banda terminou em 23 de Dezembro de 1992 no estádio de Wembley, onde foram assistidos e aplaudidos por Brian May, Roger Daltrey, entre outros astros. Mais premios vieram para os Extreme. Nuno ganhou o "MVP" no Guitar World readers' poll, deixando para trás Joe Satriani, Edward Van Halen, Slash e Eric Clapton. Ganhou também o prêmio de "Best Rock Guitar", também o "Best Rock Guitar Album" (pelo álbum III Sides) e "Best Solo" (pelo solo de guitarra de Rest In Peace).

Formaçao: Nuno Bettencourt (guitarra), Gary Cherone (voz), Pat Badger(baixo), Paul Geary(bateria)

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?