domingo, agosto 27, 2006

 
ESPAÇO CULTURA - Ociosidade dominical: 1Livro, 1Filme, 1Disco


Livro: A Sentinela do Apocalipse – Robert Ludlum (1995)

Emoção, suspense e aventura são elementos sempre presentes nos livros de Robert Ludlum. Excelente livro para apreciadores de uma historia ficcional bem montada em torno de uma outra historia bem real: O III Reich.

Em Sentinela do apocalipse, a história começa em Hausruck, na Áustria, uma espécie de fortaleza que abriga um movimento neonazi, formado alguns dias depois da queda do Terceiro Reich, e cujos tentáculos se espalham pelos EUA e outros países. O agente americano Harry Latham consegue penetrar nessa organização. Depois de três anos sob disfarce, na véspera de ver bem-sucedida a sua operação, Harry Latham desaparece. Drew Latham, agente especial de operações consulares em Paris, tenta desesperadamente descobrir o destino do seu irmão. Quando finalmente recebe a notícia de que Harry reapareceu, uma dúvida o assalta. Terá a identidade de Harry sido descoberta? E se isso aconteceu, por que razão a Irmandade o deixou sobreviver? A verdade é que Harry Latham ressurgiu com uma lista explosiva: a dos nomes dos membros do movimento, entre os quais figuram alguns oficiais graduados dos EUA e seus aliados, nomes que até aquele momento eram sinônimo de serviços honrados à nação. Trata-se de um documento que pode derrubar governos – mas será que é autêntico? Será que Drew Latham pode confiar no seu próprio irmão? Para descobrir a resposta a essas perguntas, Drew Latham decide assumir a identidade de Harry e entrar no fogo cruzado entre os assassinos. De uma aldeia perdida num vale dos Alpes às ruas de Paris, dos gabinetes de Washington a Londres, passando pelos casinos de Monte Carlo.


Filme: Underground – Emir Kusturica (1995)

Belíssimo olhar carnavalesco e agónico sobre o mundo. Um monumento ao cinema ligado à volúpia das imagens. Estas sao apenas algumas das opinioes da critica em relaçao a este filme do Realizador Bosnio, natural de Sarajevo, Emir Kusturica. Um retrato muito particular sobre a historia da Jugoslavia.

Em Abril de 1941, Marko e o seu amigo Blacky trabalham no mercado negro, organizando ao mesmo tempo a resistência contra os nazis. Em 43, Marko esconde Blacky numa cave. Este é procurado pelos alemãos. Em 44 é a paz, mas Marko convence blacky de que o país continua em guerra. Em 61, Blacky descobre a traição do seu amigo. Em 91, Ivan sabe da impostura do seu irmão Marko e do novo drama que destrói a sua terra natal. «Underground»: era uma vez um país...


Disco: A change of seasons – Dream Theater (1995)

Depois do sucesso atingindo com os Albuns “Images and Words”(1992) e “Awake”(1994) da-se a saida do teclista Kevin Moore da banda. Apresentando um novo teclista e gravando um tema ha ja muito adiado, da-se o lançamento deste trabalho, um verdadeiro requinte musical, apenas acessivel para os verdadeiros apreciadores de musica no seu estado mais avançado.

Em 1995 foi lançado o EP Change of Seasons, contendo a gigantesca faixa homônima (com seus 23:09 minutos) e ainda alguns covers ((Funeral For a Friend/Love Lies Bleeding, de Elton John, "Perfect Strangers", do Deep Purple, as fusões de The Rover, Achilles Last Stand e The Song Remains The Same, do Led Zeppelin, e de In The Flesh?, Carry On Wayard Son, Bohemian Rhapsody, Lovin Touchin, Squeezin, Cruise Control e Turn It On Again, respectivamente do Pink Floyd, Kansas, Queen, Journey, Dixie Dregs e Genesis) gravados ao vivo no Ronnie Scott's Jazz Club, em Londres.
Formação: James LaBrie (voz); John Petrucci (guitarra); Derek Sherinian (Teclas); John Myung (baixo); Mike Portnoy (bateria).

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?