sexta-feira, agosto 25, 2006

 
Lech Walesa reconciliado com o Solidariedade

Após o encontro em Gdansk com o dirigente do Solidariedade, Janusz Sniadek, o ex-presidente polaco Lech Walesa anunciou na quinta-feira à noite que participará nas comemorações dos 26 anos das greves de Agosto de 1980.

Recentemente, o líder histórico do Solidariedade admitiu ter abandonado o sindicato, tendo deixado de pagar quotas desde Janeiro, embora tivesse mantido a decisão em segredo.
Em declarações à imprensa polaca deixou transparecer que uma das razões que o levava a afastar-se do Solidariedade era o apoio do sindicato à política do presidente e do primeiro-ministro, Lech e Jaroslaw Kaczynski.
Num registo diferente, Walesa declarou entretanto não estar em conflito com o sindicato, nem existir choque nenhum entre ele e os irmãos Kaczynski, «apesar de não morrer de amores» pelos dois políticos.
25-08-2006 6:39:11


Lech Walesa deixa o Solidariedade, diz imprensa polaca

O antigo presidente polaco Lech Walesa abandonou o sindicato Solidariedade, noticia o Gazeta Wyborcza na sua edição de hoje.

Segundo o diário polaco, Walesa não se identifica com o sindicato, hoje mais próximo da política dos irmãos Kaczynski.Pela primeira vez, o líder das greves de 1980 em Gdansk que levaram ao fim do regime comunista, não participa nas comemorações oficiais destas efemérides, para não se encontrar com o presidente e o primeiro-ministro, Lech e Jaroslaw Kaczynski.
Walesa tinha anunciado há um ano estar inclinado a abandonar o Solidariedade, tendo então explicado que aquele já não era o seu sindicato.
«São outros tempos e outras pessoas e não vou misturar-me. Outros que façam, pois não precisam de mim», acrescentou.
Em declarações ao jornal Walesa terá confessado tratar-se de uma questão «difícil e pessoal».
Na sua opinião, nas comemorações de 31 de Agosto não há lugar para ele junto do presidente e do chefe do governo.
Lech Walesa nasceu em 1943.
Em 1970 aderiu ao Comité Grevista dos Estaleiros de Gdansk. Terminada a greve, foi detido, condenado a um ano de prisão e despedido.
Em Agosto de 1980 encabeçou a greve nos estaleiros.Em Abril de 1981 foi eleito, no congresso nacional do sindicato, presidente do «Solidariedade» e chefe da Comissão sindical encarregada das negociações com o governo comunista.Em 1983 regressou ao trabalho de electricista nos estaleiros.
Nesse ano foi distinguido com o Prémio Nobel da Paz.Em 1988 participou na organização das greves nos estaleiros que levaram ao acordo com o governo e às negociações da Mesa Redonda.
O Comité Civil que liderou venceu as eleições de 1989 conquistando 99 dos 100 mandatos no Senado e todos os lugares sujeitos a eleição na câmara baixa do parlamento (35 por cento).
Em Agosto de 1989 esteve entre os organizadores da coligação parlamentar que fez nascer o primeiro governo não comunista, liderado por Tadeusz Mazowiecki.
Walesa foi eleito presidente da Polónia em 1990. Em 1995 perdeu as eleições a favor de Aleksander Kwasniewski, que voltou a derrotá-lo nas presidenciais de 2000, que trouxeram a Walesa uma derrota esmagadora.
Diário Digital / Lusa22-08-2006 17:04:00

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?