sexta-feira, agosto 25, 2006

 
Mais de metade dos britânicos vê o Islão como uma ameaça

Mais de metade dos britânicos pensa que o Islão constitui uma ameaça para o mundo ocidental, mais um terço do que acontecia há cinco anos, segundo uma sondagem publicada hoje pelo diário The Daily Telegraph.

De acordo com o inquérito, realizado pelo instituto YouGov junto de 1.757 adu ltos, 53% das pessoas questionadas considera que o Islão, independentemente das organizações fundamentalistas, ameaça a democracia liberal ocidental, contra 32% numa sondagem idêntica da YouGov feita após os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos.
A sondagem foi feita já depois de ter sido divulgado o caso da preparação de atentados terroristas visando atingir os aviões comerciais de ligação entre os Estados Unidos e a Grã-Bretanha.
Todas as pessoas interrogadas até agora, no âmbito desse processo, são muçulmanas.
A percentagem de pessoas, questionadas para o inquérito, que consideram que muitos dos muçulmanos britânicos não são solidários com o país e podem participar em actos terroristas é de 18%, contra os 10% com a mesma opinião após os ataques terroristas nos transportes públicos londrinos de 7 de Julho de 2005.
Por outro lado, apenas 16% concorda com a afirmação de que praticamente todos os muçulmanos britânicos são cidadãos pacíficos e respeitadores da lei, que lamentam os atentados terroristas tanto como qualquer outra pessoa. Em Julho passado a percentagem de pessoas que pensava assim era de 23%.
25-08-2006 8:03:11

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?