segunda-feira, agosto 21, 2006

 

Ministro israelita propõe troca dos Montes Golan pela paz

O ministro da Segurança Interna israelita, Avi Dichter, defendeu hoje a entrega por Israel dos Montes Golan à Síria, em troca de uma «paz verdadeira» com Damasco.


«Israel pode retirar-se dos Montes Golan em troca de uma paz verdadeira com a Síria», afirmou o ministro à rádio militar israelita, referindo-se ao contencioso que Israel mantém com Damasco por ter anexado a região nas guerras de 1967 e 1973.
«Qualquer iniciativa política é preferível a uma iniciativa militar, quer seja com a Síria ou com o Líbano«, adiantou.
«Pagámos preços territoriais semelhantes nos acordos de paz com o Egipto», em 1979, recordou Dichter, aludindo à retirada israelita da Península do Sinai, conquistada em Junho de 1967 e evacuada em 1982.
«A Síria é um país de grande importância para tudo o que diz respeito à vida na região, penso que é legítima uma iniciativa de negociações com ela [Síria] e que Israel poderia tomar» essa iniciativa, adiantou.
A proposta do ministro contradiz a posição do primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, e do vice-primeiro-ministro, Shimon Peres, que se opõem a negociações com Damasco.
As declarações de Dichter, ex-chefe do Shin Bet (serviços secretos internos), coincidem com notícias veiculadas pela imprensa local sobre um alegado interesse do ministro da Defesa, Amir Peretz, e da titular dos Negócios Estrangeiros, Tzipi Livni, em retomar as negociações e »afastar a Síria da influência do Irão«.
A Síria e o Irão são os principais apoios e fornecedores de armas da milícia xiita libanesa Hezbollah, com a qual Israel acaba de travar uma guerra não declarada de 33 dias até ao cessar-fogo que, por intervenção da ONU, entrou em vigor há uma semana.
21-08-2006 12:29:00


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?