terça-feira, agosto 22, 2006

 
Sinfónica de Teerão toca Tchaikovksy, Beethoven e Frank Zappa

A Orquestra Sinfónica de Teerão foi ovacionada domingo em Osnabrueck, Alemanha, no final de um concerto em que tocou Tchaikovsky, Beethoven... e uma peça do excêntrico músico norte-americano de rock Frank Zappa.

O concerto, cujo programa incluiu duas obras de compositores iranianos contemporâneos - Hassan Riahi e Nader Mashayekhi, director da orquestra - marcou o início de uma digressão de uma semana patrocinada pelos governos dos dois países.
Nader Mashayekhi, 48 anos, um músico formado na Áustria, assumiu a direcção da Orquestra Sinfónica de Teerão em Abril passado.
«Não nos devemos deixar intimidar, nem reagir emocionalmente. Há sempre uma maneira (para fazer as coisas)», disse Mashayekhi.
Segundo exemplificou, se a orquestra quisesse interpretar as «Canções das Crianças Mortas», de Gustav Mahler, seria com um barítono e não uma mezzo-soprano porque «algumas pessoas poderiam não gostar de ver uma mulher cantando diante de um auditório com homens».
Os músicos iranianos estudam, aliás, em dois conservatórios diferentes - um para homens, outro para mulheres.
O antecessor de Mashayekhi, Ali Rahbari, demitiu-se em protesto pelas críticas das autoridades religiosas iranianas à musica ocidental, e em particular à Nona Sinfonia de Beethoven, que a Orquestra Sinfónica de Teerão ousou tocar, pela primeira vez desde a revolução islâmica de 1978.
Fundada na década de 40, a Orquestra Sinfónica de Teerão é constituída hoje por 80 músicos, que ganham em média cem dólares por mês. As mulheres que tocam no conjunto usam todas véu.
Em Outubro passado, a música ocidental foi oficialmente banida pelo presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, mas a rádio e televisão estatais ainda a transmitem e gravaram o concerto em Osnabrueck.
O director do Gabinete de Música e Poesia do Ministério iraniano da Cultura e Orientação Islâmica, Muhammad Hussain Ahmadi, que acompanha a tournée da orquestra, disse que o seu governo não põe restrições aos compositores ocidentais que devem ou não ser tocados.
Diário Digital / Lusa
21-08-2006 17:06:55

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?