quarta-feira, agosto 02, 2006

 
Som de violino de Beethoven pela primeira vez gravado em CD

O som do violino que pertencia a Ludwig van Beethoven (1770-1827), que além de compositor também dominava o instrumento de cordas, pode ser ouvido agora pela primeira vez em CD, graças à iniciativa da Casa de Beethoven, em Bona.

A gravação, interpretada pelo famoso violinista Daniel Sepec, no salão de música de câmara da instituição, inclui sonatas e variações de Beethoven sobre a Ópera «As Bodas de Figaro», de outro grande compositor, Wolfgang Amadeus von Mozart.
O violino que pertenceu a Beethoven só foi descoberto há 11 anos, como parte da herança deixada a familiares por um músico austríaco.
Segundo o musicólogo alemão Kai Koepp, o instrumento (provavelmente fabricado em Salzburgo, Áustria, por volta de 1700), pertencia inicialmente ao espólio de Beethoven, adquirido no Outono de 1827 por um melómano.
Como se pode verificar por um papel colado no seu interior, o violino foi restaurado em 1848, mas numa restauração mais recente foi posto de novo no estado em que Beethoven o possuía.
Em 1995, Gerda Taussig, uma austríaca que emigrou nos anos trinta para os Estados Unidos da América, entrou em contacto com a Casa Beethoven, em Bona, anunciando que sua tia, que tinha sido casada com o violinista Fritz Elber, herdara o violino.
Verificar a autenticidade não foi difícil, porque o instrumento tinha o selo de Beethoven, e a sua inicial, um «B», gravado na madeira.
Diário Digital / Lusa
02-08-2006 17:15:00

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?