sábado, setembro 09, 2006

 
CRÓNICA DA SEMANA - 1ªsemana de Setembro


Noticia do dia:
Senado EUA: Saddam Hussein não mantinha relações com Al-Qaeda

O antigo presidente iraquiano Saddam Hussein não mantinha relações com a rede terrorista Al-Qaeda, de que desconfiava como de todos os grupos islamitas, refere um relatório do Senado norte-americano publicado esta sexta-feira.

«Saddam Hussein não tinha confiança na Al-Qaeda e considerava os extremistas islâmicos como ameaças contra o seu regime, tendo recusado todos os pedidos de ajuda material ou operacional da Al- Qaeda», diz o relatório da Comissão de Informações do Senado.
A administração do presidente George W. Bush afirmou várias vezes que o regime de Saddam Hussein mantinha relações com a rede terrorista responsável pelos atentados de 11 de Setembro de 2001, mencionando essas ligações como justificações para a guerra lançada em Março de 2003.
O relatório, que estava a ser elaborado há dois anos, surge numa altura em que Bush proferiu uma série de discursos sublinhando que o prosseguimento do esforço militar no Iraque é crucial para vencer a guerra ao terrorismo, e dois meses antes de eleições cruciais para o Congresso norte-americano.
Diário Digital / Lusa
08-09-2006 18:08:27


Internacional

No panorama internacional dou destaque ao editorial de um corajoso jornal iraniano em que foi criticada abertamente a politica economica e energetica do actual governo de Ahmadinedjad. Calculo que nao vao ter vida facil veremos se voltaremos a ter noticias destas vozes.
O parlamento europeu voltou a criticar a Turquia pela demora nas suas reformas e tambem pela situaçao no Chipre. Adesao parece assim cada vez mais longe. Ainda bem. Devem ser respeitadas as origens culturais deste continente.
Na Jordania verificou-se mais um ataque islamico a cidadaos ocidentais acabado por matar um britanico.

Irão: Jornal de Teerão critica política económica do governo
A política económica centralista de Mahmud Ahmadinejad foi esta quarta-feira criticada por um jornal iraniano que defendeu a «genuína privatização» e «o investimento estrangeiro» como a única forma de resolver os problemas do Irão.

Parlamento Europeu critica Turquia, processo adesão em risco
«Não constatámos qualquer aceleração do ritmo das reformas desde a abertura das negociações, em Outubro de 2005. É lamentável», declarou o eurodeputado conservador holandês Camiel Eurlings, ao apresentar um relatório aprovado segunda-feira à noite pela comissão dos Negócios Estrangeiros do Parlamento Europeu.Este relatório, que deverá ser adoptado em sessão plenária do PE em finais de Setembro, pressiona ainda, mais uma vez, Ancara para que «normalize» as suas relações bilaterais com Chipre «tão rapidamente quanto possível».

Atacante mata britânico e fere mais seis pessoas
Um britânico foi morto, cinco outros turistas ocidentais e um agente da polícia ficaram feridos, esta segunda-feira, no centro de Amã. Um homem abriu fogo sobre o grupo que visitava o anfiteatro romano, indicou o governo da Jordânia.


Nacional

A nivel nacional ainda o caso da censura por parte do governo do PS a divulgaçao das imagens da realidade dramatica dos incendios. E o choque tecnologico com os ecrans Pink(rosa) Tinitron.
A controle e censura estatal e mais forte do que nunca. Se pensarmos que o anteriror governo caiu por bem menos que isto.
Ainda sobre incendios Marques Mendes, lider do PSD, acordou e descubriu que existem agora incendios em Portugal. Coisa nunca vista...
Ainda um estudo que indica que a nivel europeu os Portugueses sao os que mais temem um ataque terrorista.
Deviam tar a pensar no governo socialista quando responderam.

RTP/Cintra Torres: Chefe gabinete PM nega quaisquer pressões
O chefe de gabinete do primeiro- ministro, Pedro Lourtie, garantiu esta quinta-feira ao organismo regulador dos media que o Governo não pressionou a RTP na cobertura dos incêndios florestais, como acusou o crítico Eduardo Cintra Torres.

Estudo: Portugueses são dos que mais temem ameaça terrorista
Setenta e cinco por cento dos portugueses considera o terrorismo como uma ameaça «extremamente importante», valor só ultrapassado por Espanha (77), entre 12 países europeus incluídos numa sondagem internacional divulgada esta quarta-feira.

Marques Mendes «revoltado» com destruição de matas
O líder do PSD, Marques Mendes, manifestou-se esta terça-feira «revoltado» com o número de matas do Estado ardidas este Verão, particularmente a perda de património ambiental do Parque Nacional da Peneda-Gerês.


Desporto

No futebol Portugues chegamos ao momento da verdade. Isto porque finalmente começa a existir provas do que ja se sabia: O SISTEMA EXISTE!
Depois dos Pentacampeonatos ganhos pelo FC Porto conquistados sobre fortissima suspeita, tambem o Benfica esta sobre suspeita.
Certo e que o Sporting e sempre o clube mais lesado, estando sempre na corrida ao titulo que graças a estes "apitos" acabaram por ser prejudicados, prejudicando tambem o futebol portugues e o Pais em geral.
que se faça justiça e sejam castigados os clubes e respectivos dirigentes.

«Apito Dourado»: Luís Filipe Vieira apanhado a escolher árbitro
As escutas do processo «Apito Dourado» revelam que o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, esteve envolvido directamente na escolha do árbitro do jogo das meias-finais da Taça de Portugal da época de 2003/2004 em que o Benfica ganhou ao Belenenses por 3-1, informa hoje o Público.

Apito Dourado: Pinto da Costa indicou árbitro para final da Taça
O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, indicou ao presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pinto de Sousa, qual o árbitro que deveria dirigir a final da Taça de Portugal na época 2002/03, segundo as escutas telefónicas realizadas no âmbito do processo Apito Dourado. Com base nesta atitude, o Ministério Público (MP) considerou existirem indícios de crime de corrupção, embora no caso do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, que teria indicado o árbitro para outro jogo da Taça, não foi feita qualquer diligência, noticia este sábado o jornal Público.

Leão também foi prejudicado pelas arbitragens
NOVAS REVELAÇÕES NO APITO DOURADO
O Sporting Clube de Portugal é uma das equipas que terá sido prejudicada pelas arbitragens na época 2003/04, devido a um complexo jogo de bastidores, revela hoje o Diário de Notícias citando escutas do processo "Apito Dourado".Segundo o DN, no processo sobre alegada corrupção no futebol português há uma referência ao jogo Gil Vicente-Sporting (a 22 de Fevereiro de 2004), em que se descrevem movimentações antes da partida.


Cultura

Nuestros hermanos criticam abertamente Manuel de Oliveira e seu ultimo filme. Nao o vi, nao me vou pronunciar acerca dele. Vou sim em relaçao a sua atitude. Tambem nao sou apreciador de Manuel de Oliveira embora seja mundialmente respeitado. Tambem Pedro Almodovar, e conceituado e por aqui ninguem disse mal dele, embora so de ouvir um filme falado em espanhol me de vomitos.
Aljobarrota, sempre!
O realizador de um classico do cinema "Death wish" vem afirmar que este filme e o mais copiado da historia do cinema. Para alem de exagerado, a sua historia tambem nao e assim tao original. Ja Shakespear escrevia muito acerca de morte e assassinios muitos seculos antes dele.

El Pais: Filme de Oliveira é «decrépito, simpático e marciano»
«Belle Toujours», do realizador Manoel de Oliveira, é a película «mais trash, decrépita, simpática, descarada e marciana« exibida na edição deste ano da Mostra de Veneza, escreve esta sexta-feira o enviado do El Pais ao certame.

«Desejo de Matar», o filme mais copiado da história
O filme «Desejo de Matar» (Death Wish, 1974) é, segundo o seu realizador, o britânico Michael Winner, o filme mais copiado da história do cinema.
«O filme continua tão contemporâneo como antigamente, e as pessoas ainda o comentam nas ruas», disse Winner, referindo-se à curta-metragem em que Charles Bronson encarna um arquitecto que jura vingar-se dos assaltantes que mataram a sua família.


Economia

Passamos a vida a queixar-nos da economia do nosso Pais e por vezes pensamos, pelo menos nao vamos tao mal como Africa. Bem eis que ate a nivel de atitudes governamentais estamos a ser ultrapassados: Sao Tóme e Principe vai reduzir a sua carga fiscal para estimular a economia. E nos estamos a espera do que? Q caia o aviao com o Socrates la dentro?
Enquanto isso a REFER acumula prejuizos brutais. enfim, pelo preço que custa um bilhete de comboio nao admira que as pessoas perfiram o automovel. Numa altura em que um trabalhador pode ser despedido sem qualquer razao por causa da grande precaridade laboral, gostava de saber o que ira acontecer a estes senhores da REFER.

São Tomé: Governo quer reduzir impostos em 15%
O governo de São Tomé e Príncipe quer reduzir impostos sobre o rendimento na ordem de 15%, de modo a incentivar o investimento privado e a relançar a economia nacional, noticiou hoje a Rádio Nacional.

Prejuízo da REFER supera 160,4 milhões de euros em 2005
A empresa Rede Ferroviária Nacional (REFER) registou um resultado líquido negativo de 160.369.481 euros, os quais foram transferidos para a conta de resultados transitados.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?