domingo, setembro 10, 2006

 
ESPAÇO CULTURA - Ociosidade dominical: 1Livro, 1Filme, 1Disco


Livro: "Silencio" - Shusaku Endo (1976)
Excelente obra de um dos mais conceituados e admirados escritores nipónicos, mesmo entre outros autores como por exemplo Graham Greene. Aborda a tematica da intolerancia e perseguiçao religiosa. Tema sempre actual.

A história conta-nos história de 2 missionários Portugueses do século XVII, que vão para o Japão estabelecer a religião católica mas devido aos principios da religião serem contrários a cultura e hierarquia social estabelecida, são mal recebidos e considerados fora-da-lei. Todo aquele que professe ou siga o catolicismo é então perseguido.


Filme: "The Shipping News" - Lasse Hallström (2001)

Filme tocante e humano. Simultaneamente simples e complexo. Uma historia sobre pessoas,os seus dramas e a sua capacidade para lidar com eles, com os seus medos e barreiras no seu dia-a-dia. Bom casting, boa historia, bom filme.

Quoyle (Kevin Spacey) é um jornalista que resolve voltar à sua cidade natal, a pequena cidade pescatória em Newfoundland, após passar por uma experiência traumática, em que a sua ex-esposa Petal (Cate Blanchett) vendeu a filha do casal para uma agência ilegal de adopção de crianças. Lá ele e a sua filha procuram reconstruir a vida, sendo que Quoyle aceita um emprego para trabalhar no jornal local, assinando uma coluna própria. Com o passar do tempo a coluna de Quoyle faz sucesso junto da população local, sendo que ele próprio acaba por descobrir segredos da sua família e envolve-se com Wavey Prouse (Julianne Moore), uma mãe solteira que guarda o seu próprio segredo.


Disco: "Chunga's Revenge" - Frank Zappa (1970)
Frank Zappa, enfim que dizer deste genio iluminado para uns, louco e cacofonico para outros. Unico e inimitavel. Uma referencia musical do sec XX.
Este album, Chunga's revenge acaba por ser ate um dos mais acessiveis para os menos preparados pois neste album ele nao abusa da satira nem do caos instrumental. Acaba ate por ser melodico, com algumas cançoes que ate sao cantaveis e tem bastante instrumentalizaçao.

Zappa ficou conhecido como um grande compositor de musica de satira, atravéz das suas composições e como pioneiro do estilo que ficaria conhecido como freak rock, além de criador da fusão de jazz e música clássica.
O tema que dá o nome a este album, Chunga's Revenge, aparece tambem retocado no recente trabalho de "electro-tango" dos Gotan Project.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?