domingo, setembro 24, 2006

 

ESPAÇO CULTURA – Ociosidade dominical – 1Livro, 1Filme, 1Disco

Livro- Rosshalde - Hermann Hesse - 1914

Escrito em 1912 e 1913, antes da 1ª Guerra Mundial, trata-se de um drama psicológico em torno do naufrágio de um casamento.

Os dois cônjuges, ambos artistas, afastaram-se paulatinamente um do outro ao ponto de já nada terem em comum, a não ser o amor e a grande ternura que ambos nutrem pelo filho mais novo.
Mas, paradoxalmente, esses sentimentos que deviam uni-los, antes contribuem para os opôr ainda mais radicalmente impossibilitando a separação do casal, já que ambos querem ficar com o filho.
Porém, quando o filho adoece e morre, vítima de uma meningite, desaparece, com toda a sua ambivalência, o último elo entre eles e o matrimónio desfaz-se, numa atmosfera estranhamente calma, lúcida, feita de amargura e de resignação.

Filme: "Natural Born Killers" - Oliver Stone - 1994

Natural Born Killers é um excelente filme para se ver com um certo estômago mas sem dúvida com a capacidade de reconhecer uma obra extraordinária por detrás de tudo o que choca. Não será uma apologia da violência gratuita mas uma crítica acérrima àquelas que a incentivam, glorificando-a.

Mickey (Woody Harrelson) e Mallory (Juliette Lewis) são os assassinos natos do título. Dois filhos de famílias onde a violência e a falta da mínima moral era uma constante. Nauseamente violentos, os dois conhecem-se, apaixonam-se e partem para uma viagem em que semeiam um rasto de morte. Sucede contudo que as televisões os tornam ícones de popularidade, tornando-os num fenómeno mundial (!), sendo seguidos por legiões de fãs tresloucados, alguns até pacifistas, que admiram o estilo do explosivo duo.

Disco: "Moving Pictures" - Rush - 1981

Moving Pictures, oitavo CD de estúdio da banda canadiana de rock prgressivo Rush, é talvez o CD mais conhecido da banda. Foi lançado em 28 de Fevereiro de 1981. A música Tom Sawyer cita o personagem do mesmo nome dos livros de Mark Twain. O album e caracterisado por elaborado trabalho instrumental, tanto melodico como ritmico.

Outros destaques do álbum são as musicas YYZ, que foi indicada para o Grammy, Limelight, Red Barchetta que são frequentemente tocadas nos espetáculos da banda. As músicas de longa duração foram representadas por The Camera Eye, de 11 minutos. Neste álbum também foi lançado a primeira parte (que, na verdade, viria a ser a terceira) da trilogia Fear, chamada Witch Hunt.
Moving Pictures foi terceiro lugar no Billboard Album Chart e ganhou quatro vezes o disco de platina. No mesmo ano, gravaram o registro ao vivo Exit... Stage Left encerrando a segunda fase da banda.

Formaçao: Baixo,vocal e teclas: Geddy Lee, guitarra: Alex Lifeson, bateria: Neil Peart


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?