quarta-feira, setembro 20, 2006

 
Espaço: Primeira mulher turista começou a aventura espacial

A multimilionária norte-americana de origem iraniana Anousha Ansari chegou hoje à Estação Espacial Internacional (EEI), onde viverá uma aventura de nove dias que, segundo os especialistas russos, servirá para potenciar o arranque do turismo espacial.

Acompanhada pelo cosmonauta russo Mijail Tiurin e o norte- americano Michael López-Alegría, Anousha Ansari chegou à EEI na nave russa Soyuz TMA-9 após dois dias de voo em que o aparelho deu mais de trinta voltas à Terra.
A Soyuz TMA-9 prendeu-se ao módulo Zvezdã, da EEI, de modo automático às 05:21 TMG, três minutos antes do previsto.
Durante a manobra, Anousha Ansari, Michael López-Alegria e Mijail Tiurin vestiram os seus escafandros espaciais, seguindo as normas de segurança.
Na sede do Centro de Controlo de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia, nos arredores de Moscovo, familiares da turista e os cosmonautas aplaudiram quando se produziu o encaixe, de acordo com as imagens recebidas em directo a partir do espaço.
Uma vez comprovados os sistemas de encaixe e a pressão entre a nave e a EEI, foram abertas as escotilhas e os dois astronautas e a turista espacial entraram no engenho.
Cumprindo as normas de etiqueta, os homens cederam a vez à senhora e Anousha Ansari foi a primeira a entrar, tendo sido recebida pelo russo Pãvel Vinogradov, pelo norte-americano Jeffrey Williams e pelo alemão Thomas Reiter, que integram a décima terceira expedição EEI-13.
Após apertos de mão e abraços, os seis ocupantes da EEI tiveram uma sessão televisiva com o CCVE, na qual foram felicitados pelos seus familiares e representantes da agência russa Roscosmos e da NASA.
Depois da videoconferência, os ocupantes da EEI partilharam uma refeição, muito esperada pelos novos hóspedes porque nos dois dias de viagem de ida não puderam comer alimentos quentes.
Segundo o programa de voo, Anousha Ansari permanecerá na EEI nove dias, um recorde, tendo em conta que os três turistas anteriores estiveram apenas oito dias no engenho espacial.
Durante a sua estada, a turista fará várias sessões radiofónicas com todo o mundo, entrevistas por Internet, tirará fotos e gravará em vídeo os momentos mais importantes da sua permanência na EEI.
Entretanto, os russos, os norte-americanos e o alemão vão começar os trabalhos de rendição, que inclui inventários, inspecções técnicas e outras formalidades.
Mijail Tiurin e Michael López-Alegría, que integram a décima quarta expedição «EEI-14» substituirão Pãvel Vinogrãdov e Jeffrey Williams, que já cumpriram seis meses na estação espacial.
Thomas Reiter, que chegou no vaivém Discovery no passado mês de Julho, ficará a bordo para se integrar como o terceiro tripulante da EEI-14.
Durante a sua estada, a expedição EEI-14 realizará quatro caminhadas espaciais e cerca de 44 experiências cientificas, algumas pela primeira vez e outras com equipamentos novos.
Numa dessas caminhadas, Mijail Tiurin tem previsto lançar uma bola de golfe com um taco especial para um anúncio publicitário a cargo de uma empresa canadiana de artigos desportivos.
Além disso, a EEI-14 deverá assistir ao acoplamento de duas naves russas de carga Progress.
Entretanto, especialistas russos assinalaram em conferência de imprensa que a falha detectada há dois dias num dos sistemas geradores de oxigénio, que produziu odores e emanações no interior da EEI, não teve nenhum tipo de consequências.
«Actualmente, a atmosfera na EEI é normal e há oxigénio mais do que suficiente para todos os seus tripulantes», afirmou Nikolãi Sevastiãnov, director do consórcio russo Energia, construtor dos módulos russos que integram a estação espacial.
Os cosmonautas desligaram o sistema avariado e respiram agora oxigénio de reserva em tanques, podendo ainda fazer uso de umas cápsulas que produzem oxigénio por ignição, acrescentou.
Por seu lado, Alexéi Krasnov, chefe do programa de voos tripulados do CCVE, afirmou que a viagem de Anousha Ansari constitui um passo no desenvolvimento do turismo espacial e que a empresária tem direito a realizar uma segunda viagem espacial em 2008.
«A viagem de Ansari estava programada para 2008, pelo que se ela assim o desejar poderá repetir esta aventura», sublinhou.


Diário Digital / Lusa
20-09-2006 17:10:00



Astronautas vêem objectos a flutuar junto do Atlantis

A tripulação do Atlantis observou objectos não identificados a voar perto do vaivém espacial, um dos motivos que levou ao adiamento por um dia do regresso à Terra, comunicou hoje o comandante da nave ao controlo da missão.

A agência espacial norte-americana NASA adiou um dia o regresso do vaivém a Terra devido às condições meteorológicas desfavoráveis junto ao Centro Espacial Kennedy, no Sul da Florida, e à presença de objectos em torno do «Atlantis».
A demora deu mais tempo aos seis astronautas do Atlantis e aos engenheiros no Centro Espacial Johnson, em Houston (Texas), para examinar alguns objectos que flutuam junto da nave.
O comandante da nave, Brent Jett, descreveu hoje três dos objectos ao controlo de missão, que pareciam ser pedaços de tela reflectiva ou lâmina metálica com um cabo preso.
A NASA está preocupada com a eventualidade de estes objectos poderem ser pedaços soltos da cobertura dos painéis térmicos que protegem a parte inferior do vaivém das altas temperaturas causadas pela fricção quando a nave entra na atmosfera.
«Alguns dos excursionistas dizem que esses objectos parecem ferramentas ou material das excursões», disse Brent Jett, referindo-se aos trabalhos que vários astronautas têm efectuado fora do Atlantis e da Estação Espacial Internacional (EEI).
O piloto Chris Ferguson e os especialistas da missão Daniel Burbank e Steven MacLean continuaram hoje a utilizar o braço robótico do Atlantis, com câmaras e sensores, para inspeccionar todas as áreas exteriores da sua nave.


Diário Digital / Lusa
20-09-2006 15:52:00



Sonda Cassini descobre um novo anel em Saturno

Saturno tem mais um anel, formado por um leve rasto de partículas visível apenas entre alguns dos seus anéis mais conhecidos, informou hoje a NASA.

A agência espacial norte-americana explicou que a sonda Cassini fotografou o anel quando o Sol passava por trás de Saturno. O fenómeno, conhecido como «ocultação», oferece uma luz especialmente brilhante vinda de trás do planeta.
A Cassini é um projecto conjunto da NASA, da Agência Espacial Europeia e da Agência Espacial Italiana. As suas câmaras também captaram imagens de material gelado emitido pela lua Enceladus.
Saturno tem pelo menos 47 luas conhecidas e pelo menos sete anéis. A sonda Cassini está há vários anos a analisar o planeta.
20-09-2006 12:02:28

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?