sexta-feira, setembro 01, 2006

 
Sexo sem protecção pode acelerar alguns tipos de cancro

As relações sexuais sem preservativo podem acelerar o avanço do cancro cervical e do útero, devido à elevada concentração no sémen de umas substâncias chamadas prostaglandinas, segundo uma investigação tornada pública hoje no Reino Unido.

Uma equipa de cientistas do Conselho Britânico para a Investigação Médica, dirigido por Henry Jabbour, descobriu que os dois tumores se desenvolviam na presença dessas substâncias.
As prostaglandinas encontram-se em todos os tecidos dos mamíferos e líquidos biológicos e em quase todas as células do organismo, com excepção dos glóbulos vermelhos.
Estas substâncias também se encontram de forma natural nos órgãos reprodutores femininos, mas a sua presença é até mil vezes mais concentrada no sémen, revela o estudo, publicado hoje na revista médica «Journal of Endocrinology and Human Reproduction».
Os investigadores examinaram os efeitos das prostaglandinas no crescimento do tecido canceroso.
«O que demonstrámos é que os níveis dos receptores» - moléculas da superfície celular ou do citoplasma que encaixam noutras moléculas como uma chave na sua fechadura - «para a prostaglandina eram elevados nesses cancros. Esse elevado nível do receptor conduz ao crescimento do tumor», explicou Henry Jabbour.
«Mesmo que bloqueemos a síntese (produção) de prostaglandinas nos órgãos reprodutores, tal não impede a evolução do tumor, se a mulher tiver uma vida sexual activa», acrescentou.
Por isso, está demonstrado que é a prostaglandina presente no sémen que causa o crescimento do tumor.
O especialista recomenda às mulheres que possam sofrer este tipo de tumores que utilizem preservativos nas suas relações sexuais.
Diário Digital / Lusa
01-09-2006 14:08:00

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?