quinta-feira, outubro 12, 2006

 
CE contra voto francês condenando negação do genocídio arménio

A Comissão Europeia lamentou hoje o voto em primeira leitura de uma proposta do Parlamento francês que condena a um ano de prisão quem negar o genocídio arménio, por considerar que esta iniciativa «impedirá o diálogo para a reconciliação» entre a Turquia e a Arménia.

«Esta lei ainda não entrou em vigor, mas o comissário (europeu do Alargamento, Olli) Rehn disse claramente nos últimos dias que, caso adoptada, impedirá o diálogo necessário para a reconciliação sobre esta questão», disse a porta-voz europeia Krisztina Nagy.
Os deputados franceses votaram hoje a favor, em primeira leitura, um projecto de lei que prevê um ano de prisão para quem negar o genocídio arménio, texto que causou irritação na Turquia e advertências sobre eventuais represálias económicas.
O projecto de lei, apresentado pela oposição socialista e que dividia os grupos políticos, foi adoptado por ampla maioria: 106 votos a favor e 19 contra.
A maioria dos 577 deputados da Assembleia não estava presente no momento da votação.
O texto prevê que qualquer pessoa que negue a realidade do genocídio arménio na Guerra Mundial I será punido com um ano de prisão e 45.000 euros de multa.

12-10-2006 16:43:17

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?