sábado, outubro 07, 2006

 
CRÓNICA DA SEMANA - 1ªsemana de Outubro

Noticia do dia:

Tiroteio na fronteira entre as Coreias
Uma unidade das tropas sul-coreanas que vigiam a fronteira com a Coreia do Norte abriu hoje fogo de advertência quando cinco soldados norte-coreanos cruzaram um dos limites da Zona Desmilitarizada que divide os dois países.
Um porta-voz do Estado-Maior do Exército da Coreia do Sul informou que os soldados da Coreia do Norte retiraram-se para as suas posições depois das tropas do Sul terem disparado mais de 60 rajadas de tiros de alerta.
Segundo as autoridades militares da Coreia do Sul, citadas pela agência de notícias Yonhap, o incidente ocorreu às 11h56 locais (03h56 em Lisboa) num a área da zona desmilitarizada de Hwachon, província de Kangwon.
Os cinco soldados norte-coreanos, segundo as mesmas fontes, cruzaram a linha de delimitação e penetraram cerca de 30 metros em território controlado pela Coreia do Sul, na Zona Desmilitarizada, e ignoraram as advertências verbais feitas pelas forças sul-coreanas, o que levou estas a fazer fogo de intimidação.
Este incidente ocorre numa altura de grande tensão na península da Coreia, depois de Pyongyang ter anunciado na terça-feira passada que tenciona realizar um ensaio nuclear para aumentar a sua capacidade de dissuasão de guerra face aos Estados Unidos.
Um porta-voz do Exército sul-coreano declarou à agência oficial Yonhap que o incidente está sob investigação, tendo já ocorrido um outro semelhante em 26 de Maio, quando vários soldados da Coreia do Norte cruzaram este mesmo local em direcção ao sul quando andavam a pescar num riacho que separa os dois países.
As chefias militares sul-coreanas não excluem a possibilidade deste incidente ter subjacente o intuito de criar tensão na zona em vésperas do possível ensaio nuclear norte-coreano.

Diário Digital / Lusa
07-10-2006 10:17:00


Internacional
No Panorama Internacional os destaques vao para a Hungria onde o povo continua a manifestar-se contra o primeiro-ministro exigindo a sua demissao por este ter mentido ao povo. Um exemplo a seguir.
Num comunicado emitido pela GreenPeace em Bruxelas esta afirma que Bush faz mais pela defesa dos oceanos que Barroso. Como sempre acabam por vir a tona os telhados de vidro da velha Europa.
A Coreia do Norte, um dos ultimos bastioes do comunismo, ameaça o mundo com um ensaio nuclear. A escalada para a guerra na regiao parece estar lançada.
Confirmadas estao tambem as suspeitas do envolvinmento dos serviços secretos sirios e iranianos na guerra lançada pelo Hezbollah contra Israel. Existe ainda tambem o envolvimento dos serviços secretos russos que ja tem um relacionamento de longa data com o movimento terrorista.
Confrontos parecem tambem voltar a Paris onde os suburbuios lotados de emigrantes africanos e muçulmanos ameaçam constantemente os demais.

Hungria: 50.000 pedem demissão do PM frente ao Parlamento
Cerca de 50 mil manifestantes, concentrados na praça Kossuth, de Budapeste, frente ao Parlamento, bem como nas ruas adjacentes, voltaram esta sexta-feira a pedir a demissão do primeiro-ministro húngaro, o socialista Ferenc Gyurcsany.

Greenpeace:Bush faz mais do que Barroso pela defesa do mar
A organização ecologista Greenpeace defendeu hoje que o presidente norte-americano George W. Bush está a fazer mais do que o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, pela defesa dos ecossistemas de águas profundas.

Pyongyang: Tóquio promete resposta severa a teste nuclear
O Japão considerou hoje que o plano da Coreia do Norte para efectuar um teste é inaceitável e constitui uma ameaça à paz, alertando para uma «resposta severa» se Pyongyang concretizar o ensaio.

Secretas síria, iraniana e russa ajudaram Hezbollah
O Hezbollah recebeu apoio directo dos serviços secretos sírios durante o conflito com Israel, os quais utilizaram informações recolhidas por equipas de escuta sírias e russas, tendo igualmente sido ajudado por postos de escuta instalados no lado sírio dos Montes Golã, operados em conjunto com o Irão, noticia hoje o jornal israelita Haaretz.

Novos confrontos aumentam tensão nos subúrbios parisienses
Sete polícias foram feridos durante confrontos com dezenas de jovens perto de Paris, no que parece confirmar um aumento da tensão em zonas sensíveis, cerca de um ano após as desordens que alastraram pelos bairros desfavorecidos do país.

Nacional
No PS, Socrates tenta eliminar a oposiçao interna atravez de todas as maneiras possiveis. Ha que saudar a coragem de pessoas como Helena Roseta e Manuel Alegre. Que pena que nao tenha chegado a presidente.
De saudar tambem a reacçao de Fernando Ruas ao discurso de Teixeira dos Santos em que parecia que o ministro das finanças estava a falar do seu governo e nao das autarquias.
Manuel Monteiro poe o dedo na ferida e vem dizer o que todos sentimos. O Sistema falhou. A soluçao imediata? O presidencialismo. So um problema: Com Cavaco nao vamos la.
Por falar em Cavaco, este com as suas palavras ocas do costume falou do combate a corrupçao. E caso para dizer: "Falam, falam, falam, nao so vejo a fazer nada..."
Ainda o Advogado de Bibi que quer que Socrates deponha no processo Casa Pia. Nao me parece que va ter grande sorte, mas e sempre bom chamar a atençao que este se trata de um processo de encubrimento politico por parte do PS.

Apoiantes de Alegre acusam PS de travá-los na secretaria
Helena Roseta e José Leitão, os dois primeiros subscritores de uma moção de estratégia global apresentada por apoiantes de Manuel Alegre, acusaram a Comissão Organizadora do Congresso (COC) socialista de tentar travá-los na secretaria.

Ruas aconselha ministro a dar lições aos colegas do Governo
O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Fernando Ruas, aconselhou hoje o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, a guardar as «lições de bem governar» para os seus colegas do executivo.

Manuel Monteiro - O sistema está pervertido
O sistema político nacional está “caduco, ultrapassado”, disse na última segunda-feira à noite, na Maia, Manuel Monteiro. O líder do PND defendeu uma alteração ao regime que deveria passar a ser presidencial, assim como a eleição individual de deputados.

Cavaco centra discurso na corrupção
Cavaco Silva apelou, esta quinta-feira, a todos os portugueses para que se empenhem na luta contra a corrupção e na moralização da vida pública. No discurso das comemorações do 5 de Outubro, o chefe de Estado disse que esta é uma tarefa que cabe «em primeira linha» aos políticos.

Defesa de "Bibi" quer ouvir Sócrates
A defesa de Carlos Silvino quer que José Sócrates testemunhe em tribunal. O advogado de "Bibi" justifica o pedido com o facto do primeiro-ministro aparecer, em 2003, quando ainda era deputado, nas escutas telefónicas em conversa com Ferro Rodrigues. José Maria Martins também pretende ouvir os ministros António Costa e Mariano Gago.

Desporto
No desporto destaco o momento das selecçoes. Depois da goleada sofrida na Russia pelos sub-21, este discurso de Scolari deixa ler nas entrelinhas que as coisas tambem nao vao bem na selecçao A.
Obrigado Scolari por teres afastado o Pinto da Costa da selecçao mas acho que o Sr devia ter saido depois do Mundial 2006.

Luiz Felipe Scolari: «Se somarmos 4 pontos fico feliz»
TRAÇADO OBJECTIVO PARA AZERIS E POLACOS
O seleccionador nacional Luiz Felipe Scolari, afirmou que ficará "feliz" se Portugal somar quatro pontos na dupla jornada de apuramento para o Euro'2008, com Azerbaijão e Polónia. "Pedi aos jogadores mais ou menos o que está definido. Se somarmos quatro pontos, fico feliz", assinalou o brasileiro.

Cultura
Destaco nao pelo acontecimento em si mas apenas pela divulagaçao do modo de vida, a tragedia que abalou a comunidade Amish. A comunidade Amish caracteriza-se pela renúncia aos progressos tecnológicos como, por exemplo, os telefones ou os automóveis.

EUA: Pelo menos seis mortos em tiroteio em escola Amish
Um tiroteio numa escola amish na Pensilvânia, EUA, provocou esta segunda-feira pelo menos seis mortos, indicaram as autoridades locais.Entre as vítimas mortais estará o atirador, acrescentaram as mesmas fontes.O incidente ocorreu às 11:00 horas locais (16:00 horas em Lisboa) na localidade de Paradise.

Economia
Contrariando a propaganda baseada nas mentiras economicas do Governo PS, um dos principais indicadores do crescimento economico, a venda de ligeiros, teve uma acentuada queda. A crise agrava-se a cada dia ate que cheguem as eleiçoes.

ACAP: Vendas de veículos ligeiros recuam 5,4% até Setembro
As vendas de veículos ligeiros cifraram-se em 198.668 unidades nos primeiros nove meses deste ano, uma quebra de 5,4% face ao mesmo período no ano passado, indicam os dados divulgados esta terça-feira pela Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP).

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?