quinta-feira, outubro 12, 2006

 
Dinamarca: ultra-direita retrata Maomé como pedófilo em revista

O Partido Popular Dinamarquês (ultra-direita) incluiu uma caricatura do profeta Maomé retratado como um pedófilo num número da Folkeblad, a sua revista de distribuição interna que pode ser consultada a partir de hoje no site da organização.

A caricatura, na qual se vê o profeta com uma jovem, foi retirada de um livro de um autor alemão sobre Maomé e a sua vida sexual, publicado em 2004, e constou do número de Maio da revista, mas só agora se tornou disponível no site.
Segundo o chefe de imprensa do partido, Soeren Soendergaard, o facto deve-se a um «esquecimento», e salientou que o mesmo ocorreu com os números posteriores ao de Maio.
O deputado radical liberal Nasser Khader, promotor da iniciativa Muçulmanos Democráticos, pediu hoje à presidente do partido, Pia Kjaersgaard, e ao primeiro-ministro, Anders Fogh Rasmussen, que se distanciem do conteúdo da caricatura para que não seja usada para «avivar» o conflito nas preces de sexta-feira (dia sagrado para os muçulmanos).
Um vídeo de um concurso satírico sobre Maomé numa festa da Juventude do Partido Popular Dinamarquês, divulgado há poucos dias, motivou as críticas de várias organizações islâmicas no mundo todo e um protesto contra a embaixada dinamarquesa no Irão.
As autoridades dinamarquesas fizeram várias iniciativas diplomáticas nos últimos dias para se distanciar do conteúdo do vídeo e evitar que se reproduza o conflito que surgiu há alguns meses, após a publicação de 12 caricaturas do profeta pelo jornal Jyllands-Posten.

12-10-2006 17:39:01

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?