quarta-feira, outubro 18, 2006

 
ECOS DA HISTÓRIA - Frederico Barbarossa

Frederico I da Germânia (Waiblingen, 1122 – no Cidnos, 1190) - também conhecido por Frederico Barbarossa (ou simplesmente o Barbarossa) e sob a forma aportuguesada de Frederico Barbaruiva.

Imperador do Sacro Império Romano-Germânico (1152-1190), rei da Itália (1155-1190), e, com nome de Frederico III, duque da Suábia (1147-1152, 1167-1168). Pertencia a poderosa família dos Hohenstaufen (Staufen).
Sucedeu ao seu pai Frederico no ducado da Suábia, quando este faleceu em 1147. À morte do seu tio, o imperador Conrado III, foi nomeado rei da Alemanha em Frankfurt, no ano de 1152.
Era seu desejo restaurar as glórias do império romano, motivo pelo qual decidiu consolidar a posição imperial tanto na Germânia como na Itália. Inicialmente pretendeu pacificar o país para depois se concentrar na dominação germânica na Itália; para conseguir cumprir os seus objetivos o imperador empreendeu numerosas expedições contra a Itália.

Numa dessas expedições fez-se coroar rei de Itália em Pavia (1155) após a destruição da Comuna romana e no mesmo ano foi coroado imperador pelo Papa Adriano IV, cuja autoridade tinha sido restabelecida pelo próprio Frederico I antes de sua coroação.
Ainda na Itália lutou contra a Liga Lombarda e destruiu a cidade de Milão em 1162, mas as cidades italianas aliaram-se ao Papa Alexandre III e em 1176 derrotaram o invasor em Legnano. Frederico teve de reconhecer as pretensões das vilas lombardas aliadas ao papado.
Embora o controle imperial na Itália tivesse chegado virtualmente ao fim com a derrota em Legnano, Frederico conseguiu aumentar seu prestígio na Europa Central. Fez da Polônia um Estado tributário do império, elevou a Boêmia à categoria de reino e transformou o margraviato da Áustria em ducado independente com caráter hereditário.

Depois de ter abdicado em favor de seu filho mais velho, Frederico empreendeu uma cruzada no Oriente após a tomada de Jerusalém por Saladino (a Terceira Cruzada). Morreu afogado na Cilícia, em 10 de Junho de 1190, quando atravessava um dos rios da Anatólia.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?