domingo, outubro 08, 2006

 
ESPAÇO CULTURA – Ociosidade dominical – 1Livro, 1Filme, 1Disco


Livro: "O Inverno do nosso descontentamento" - Jonh Steinbeck (1961 )
Steinbeck na sua melhor forma: um exímio criador de personagens que soube como poucos retratar o seu país e contradições sociais sempre com uma visão generosa na qual perpassa uma inigualável compaixão pelo ser humano.

Na fictícia cidade de New Baytown, Ethan Hamley, descendente de orgulhosos capitães do mar da Nova Inglaterra, trabalha como empregado na mercearia que pertencera à sua família.
Mary, sua mulher, está insatisfeita. Os eus filhos são problemáticos, descontentes e sedentos pelos confortos materiais que ele não pode fornecer. Até que um dia, num momento de crise moral, Ethan decide abandonar os próprios escrúpulos e princípios... O comitê do Prêmio Nobel, ao anunciar o prêmio de 1962 para John Steinbeck, declarou que, com O inverno da nosso decontentamento, ele havia "reconquistado a sua posição como um arauto da verdade".


Filme: "Cinderella Man" - Ron Howard (2005 )
Numa nação desesperada por boas notícias durante a grande depressao, o regresso do Pugulista James Braddock inspirou trabalhadores e desempregados. Uma história comovente a que ninguem consegue ficar indiferente.

Nos anos 20, James Braddock (Russell Crowe) de Bergen, NJ, era uma promessa no boxe, mas a combinação de um ferimento grave na mão com a derrota no combate contra Tommy Loughran acabou com a sua carreira. Durante a Grande Depressão, Braddock acaba a trabalhar nas docas de Nova Iorque para sustentar a mulher, Mae (Renée Zellweger), e os três filhos. Desesperado por dinheiro, Braddock procura o antigo treinador e agente, Joe Gould, que lhe arranja um combate contra John Griffin. Contra todas as probabilidades ele derrota Griffin e continua a derrotar todos os seus adversários.


Disco: "Absolution" - Muse (2003)
Absolution é uma combinação de composição, emoção e expressividade, tudo junto num caldeirão de um estado de consciência melodramática.

O trio é formado por Matthew Bellamy nas guitarras, Chris Wolstenholme no baixo e Dominic Howard na bateria, sendo o primeiro o principal compositor e “camisola 10” da banda, que existe desde 1994 e foi criado em Devon, Inglaterra.
Características marcantes são os vocais em falsete distorcidos e pianos com belas melodias misturadas com guitarras ensurdecedoras. O grupo compensa o facto de serem apenas três elementos no palco com doses extras de energia e distorção nos seus instrumentos, compondo uma especie de parede sonora.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?