domingo, outubro 22, 2006

 
ESPAÇO CULTURA - Ociosidade Dominical - 1Livro, 1Filme, 1Disco

Livro: "A Condiçao Humana" - Andre Malraux (1933)
História desenrolada em volta dos movimentos de revolucionários chineses na altura das concessões estrangeiras. Fala sobre as desigualdades entre diversos seres humanos e explica as diferentes razões que levam diferentes personagens a lutar, tais como Kyo, Katow e Tchen.

Apesar de publicado em 1933 as temáticas abordadas são bem actuais pois a Guerra parece ser uma constante da humanidade. Há personagens muito distintas por isso os temas abordados por cada um são também eles variados (amor, homens vs mulheres, vaidade, cobardia, inteligência, solidão, sofrimento, ideais...) mas une-os o medo e a morte (e o medo da morte). E une-os também a pergunta fatídica: qual o sentido da vida? Respostas... pois, cada um vai encontrando as suas...


Filme: "Gladiator" - Ridley Scott (2000)
Longe de ser o melhor filme sobre a civilizaçao Romana é no entanto um filme com uma história envolvente(apesar de algumas falhas a nivel histórico). A banda sonora é muito boa.

Gladiador, de Ridley Scott, produzido pela DreamWorks, é o resultado de muitas influências - e nem todas cinematográficas, ou relativas aos popularmente conhecidos como filmes de romanos, ou, mais maldosamente, de sandália - que existiram antes dele: da pintura académica francesa de temática situada na antiguidade clássica, dita pompier; de filmes como Quo Vadis, A Queda do Império Romano e Spartacus; e também de títulos da autoria do próprio Scott, no seu melhor, como O Duelo e no seu pior, como 1498. E também dos avanços nos efeitos especiais digitais, que permitem que aquilo que dantes tinha que ser construído e erguido por centenas de pessoas (a Roma antiga e o Coliseu, por exemplo), possa agora ser recriado por computador a custos infinitamente mais baixos.


Disco: "La revancha del Tango" - Gotan Project (2001)
Os Gotan Project resultam da fusão de música electrónica com o som do tango e do discurso, por vezes de intervenção. Nascidos das mentes do suíço Christoph H. Mueller, do francês Phillippe Cohen Solal e do argentino Eduardo Makaroff, o grupo com este álbum editado tem muito mérito no casamento de duas linguagens musicais aparentemente díspares.

"El Capitalismo Foráneo", "Santa María del Buen Ayre" e "Tríptico" foram os maxi-singles a abrir o caminho ao álbum "La Revancha del Tango". Incluídos em compilações de renome, como "Glücklicht", de Rainer Trüby, e "Worldwide", de Gilles Peterson, os temas tocaram nas pistas de dança europeias e despertaram a curiosidade para um disco onde piano e viola, contrabaixo e bandoneon convivem sobre uma base sintética.
Também a voz desempenha, no grupo cujo nome é um anagrama de "tango", papel de relevo, sendo veículo de palavras que tanto remetem para a revolução social, como para a história política da Argentina. "A música de dança deve levar outras mensagens que não apenas o convite à fornicação", resume Eduardo Makaroff.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?