segunda-feira, outubro 16, 2006

 
Estado deve subsidiar emprego precário, diz Nobel da Economia

O emprego precário carece de uma atenção especial e os trabalhos com salários mais devem ser subsidiados pelo Estado para impulsionar a correspondente procura, defende Edmund Phelps - Prémio Nobel da Economia de 2006 – em declarações publicadas pelo jornal espanhol Expansión esta segunda-feira.

Segundo revela o jornal, o economista de pensamento «ecléctico» laureado este ano com o Nobel da Economia defende que «nos tempos que correm, os trabalhadores com salários baixos têm muitas dificuldades por questões tecnológicas e devido à concorrência de economias como a China e a Índia».
Por isso, para economias como a da Espanha e de outros países - que debatem a bondade do rendimento mínimo – Phelps recomenda que o Estado «subvencione os trabalhadores com salários mais baixos para que seja incrementada a procura por empregos pouco qualificados».
Segundo argumenta o professor da Universidade de Columbia, medidas nesse sentido custariam, por exemplo, cerca de 1,5% do PIB dos EUA e facilitariam a eliminação das desigualdades sociais fomentando a integração dos trabalhadores menos bem pagos no sistema capitalista, afirma o Nobel que rejeita ser catalogado como um keynesiano ou neo-liberal.

16-10-2006 13:16:40

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?