segunda-feira, outubro 23, 2006

 
EUA: senador negro admite candidatar-se às presidenciais 2008

O senador democrata Barack Obama, único negro com assento no Senado norte-americano, admitiu em entrevista à cadeia de televisão NBC candidatar-se às eleições presidenciais norte-americanas de 2008.

«É correcto dizer que encara candidatar-se ao cargo de presidente em 2008?». «Sim, é correcto», respondeu o senador do Illinois (norte) quando questionado domingo pela NBC.
Obama era praticamente desconhecido fora do Illinois quando irrompeu na cena política a nível nacional com um discurso muito aplaudido durante a Convenção Nacional Democrata de 2004.
A revista Time dedicou-lhe recentemente um artigo intitulado:
«Porque Obama poderá ser o próximo Presidente?» Um dos motivos é o seu carácter centrista.
Durante muito tempo, o senador, estrela em ascensão do Partido Democrata, afastou uma candidatura à Casa Branca. Mas reconsiderou a ideia, «tendo em vista as respostas que teve nestes últimos meses», explicou à NBC.
Lembrou, no entanto, que, por ora, toda a sua energia está concentrada nas eleições parlamentares previstas para daqui a duas semanas: «Concentro-me em 2006 para ter a certeza que ficamos com o Congresso. Depois de 7 de Novembro, vou parar e reflectir nisso», disse sobre uma candidatura em 2008.
Obama refutou os argumentos daqueles que apontam a sua limitada experiência nacional para lhe retirar aptidão para uma candidatura às presidenciais.
«Não estou seguro de que alguém esteja pronto para ser Presidente até o ser», disse Obama na entrevista.
Barack Obama, 45 anos, foi eleito pela primeira vez senador em Novembro de 2004 para um mandato de seis anos.

Diário Digital / Lusa
23-10-2006 21:06:00

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?