terça-feira, outubro 17, 2006

 
Mais de 23 milhões pessoas «levantaram-se contra a pobreza»

Cerca de 23,5 milhões de pessoas aderiram à iniciativa mundial «Levanta-te contra a Pobreza» da campanha Pobreza Zero, anunciou esta terça-feira, em Berlim, o antigo chefe do Programa das Nações Unidas para o Ambiente Klaus Topfer.

Por ocasião do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, que hoje se assinala, a iniciativa - que começou domingo às 11:00 e terminou às 11:00 de segunda-feira (hora de Lisboa) - pediu aos cidadãos do mundo que ficassem de pé durante, pelo menos, 30 segundos, para manifestar o seu apoio aos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, fixados pela ONU.
Topfer considerou que o número de 23.542.614 milhões de participantes foi um recorde a inscrever no livro do Guinness.
Em Portugal, 19.149 pessoas «levantaram-se contra a pobreza» em todo o país, de acordo com dados do site www.pobrezazero.org.
Na Alemanha, 150 mil pessoas colocaram-se de pé, nomeadamente em escolas e em estádios de futebol, disse Topfer.
Mais de 900 organizações internacionais em coordenação com organizações e movimentos sociais de base em mais de 100 países quiseram, com esta iniciativa, «promover a maior mobilização de sempre na história da luta contra a pobreza no mundo».
O antigo responsável da ONU lembrou o atraso no cumprimento dos objectivos da instituição para erradicar a pobreza na maior parte dos países africanos.
Os Estados membros da ONU comprometeram-se durante uma cimeira em Setembro de 2000, em Nova Iorque, a reduzir para metade o número de seres humanos a viver com menos de um dólar (80 cêntimos de euro) por dia, até 2015.
Para cumprir esses objectivos, os países industrializados prometeram aumentar o valor da ajuda ao desenvolvimento até 0,7% dos respectivos produtos internos brutos.
Mais de mil milhões de homens, mulheres e crianças vivem em extrema pobreza, 800 milhões dos quais sofrem de fome.

Diário Digital / Lusa
17-10-2006 18:46:00

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?