terça-feira, outubro 03, 2006

 
Ministro israelita prevê nova guerra com Hezbollah

O ministro das Infraestruturas de Israel, Benjamin Ben Eliezer, general reformado e ex-chefe das Forças Armadas, afirmou hoje que o exército deve preparar-se para uma nova guerra contra a milícia do Hezbollah no Líbano.

«Quem acredita que o exército libanês vai garantir a segurança de Israel deve estar a ter visões», disse Ben Eliezer à rádio pública israelita, insistindo na necessidade de preparar as Forças Armadas para novo conflito, o qual condira poder eclodir «nos próximos meses».
Ben Eliezer acha necessário preparar, sobretudo, as forças terrestres, após os erros das autoridades e de comandantes na guerra com as milícias islâmicas, a qual terminou a 14 de Agosto com um armistício.
O cessar-fogo foi determinado pelo Conselho de Segurança da ONU, que vai colocar uma força internacional de 15 mil homens para cooperar com o exército libanês e impor a soberania do Governo no sul do país e ao longo dos 110 quilómetros da fronteira com Israel.
«Nós não podemos confiar no exército libanês para impedir os ataques do Hezbollah», disse Ben Eliezer, acrescentando que «é preciso ouvir o que diz a milícia».
O líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, que celebrou «a vitória» na guerra de 34 dias com Israel, afirmou que as suas milícias contam ainda com «20 mil mísseis».
Durante a guerra, o Hezbollah disparou cerca de 4 mil mísseis contra a população civil do norte de Israel.
Nasrallah sustenta que Israel não se retirou totalmente do Líbano, e que ainda controla parte da aldeia de Ghajar, dividida desde o ano 2000 pela fronteira fixada pela ONU.
Os israelitas alegam que sairão do local após um acordo com o exército libanês e a Força Interina da ONU (FINUL) para «coordenar as operações» em caso de incidentes, como o contrabando de armas.

03-10-2006 9:51:43

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?