quarta-feira, outubro 11, 2006

 
Sátira televisiva saudita causa a ira das alas conservadoras

Uma série de humor transmitida pela emissora de televisão privada saudita MBC está a causar uma onda de protestos e ira entre os muçulmanos sauditas mais conservadores, pelas sátiras que faz das normas segregadoras vigentes no país.

A «Tash Ma Tash» está na sua 14ª edição e é transmitida durante o Ramadão, o mês sagrado dos muçulmanos.
A série, que se destina às famílias, que passam longas horas em frente da televisão durante este mês de jejum e orações, já foi alvo de várias condenações religiosas.
Alguns dos actores chegaram a ser ameaçados de morte por terem ousado fazer piadas sobre terroristas suicidas.
A edição deste ano concentrou-se na polícia religiosa que controla a divisão rigorosa entre os sexos em público e a cobertura do corpo das mulheres.
Um episódio, em particular, está a causar um conflito religioso e a colocar em situação difícil a própria família real saudita, acusada de não actuar com rigor sobre aqueles que se atrevem a criticar os princípios islâmicos.
Aquele episódio decorre numa pequena aldeia, onde dois polícias - descritos como «os guardiões da virtude» - discutem a melhor forma de evitar que as mulheres montadas em mulas nas estradas se cruzem com homens no caminho.
Um dos guardas propõe que sejam escavados túneis destinados apenas às mulheres, enquanto o outro defende a construção de pequenas caixas de madeira para serem colocadas sobre as mulas, para que as mulheres fiquem protegidas durante o caminho.
No fim, concordam que a solução para evitar qualquer «promiscuidade» é construir um muro que divide a aldeia em duas partes, a feminina e a masculina.
A sátira, que visa retratar a proibição existente no país de as mulheres conduzirem automóveis, bem como as discriminações de género em locais públicos e de trabalho, provocou reacções indignadas.
Muitos religiosos lançaram maldições divinas sobre os autores do programa, enquanto telespectadores pedem o imediato cancelamento da série e o castigo dos respectivos produtores, mas, até à data, nenhuma providência foi tomada.
A «Tash Ma Tash» era transmitida até ao final do ano passado pelo canal estatal saudita Sauni Channel 1. Ainda em 2005, foi comprada pela MBC, um canal privado detido por um empresário saudita próximo da família real.

10-10-2006 17:35:47

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?