segunda-feira, outubro 23, 2006

 
Violentos confrontos entre polícia e manifestantes

Na Hungria, a polícia carregou esta segunda-feira de manhã sobre centenas de manifestantes que há um mês exigem a demissão do primeiro-ministro. Junto ao parlamento de Budapeste, a polícia lançou gás lacrimogéneo e alguns manifestantes foram detidos.
( 16:48 / 23 de Outubro 06 )

Este ambiente de contestação acontece no dia em que a Hungria celebra os 50 anos da revolução que instituiu a democracia: a chamada Primavera de Outubro.
Os confrontos eclodiram logo após o final das cerimónias oficiais - em que participou o Presidente da República portuguesa, Cavaco Silva - na altura em que muitas centenas de manifestantes tentavam avançar em direcção ao Parlamento.
A polícia de choque respondeu bloqueando todas as artérias que conduzem ao Parlamento e carregando sobre os manifestantes com gás lacrimogéneo, gás pimenta e canhões de água.Em resultado da carga policial, foram feitas várias detenções e muitos manifestantes ficaram feridos, sendo visíveis ambulâncias a afluírem ao local dos confrontos.
Todas as ruas que dão acesso à principal zona de confronto foram bloqueadas pela polícia, com os moradores a observar o que se passa dos gradeamentos ou pelas janelas dos prédios.
Durante a carga policial foram testemunhados vários actos de brutalidade por parte da polícia, com agressões em grupo a manifestantes que já estavam imobilizados no chão e algemados.As comemorações dos 50 anos da revolta de 1956, esmagada pelos blindados soviéticos, têm sido acompanhadas por uma clivagem política e por diversas manifestações que decorrem em torno do Parlamento, algumas convocadas pelo Fidesz, principal partido da oposição conservadora, mantidas à distância por um massivo dispositivo policial.
Os manifestantes saíram à rua para exigir a demissão do primeiro-ministro Ferenc Gyurcsany, que admitiu, em 17 de Setembro, ter mentido quanto ao seu programa de rigor económico para ser reeleito, em Abril de 2006.
Cavaco Silva está de visita ao país e tem aproveitado para fazer contactos tendo em vista a presidência portuguesa da União Europeia no segundo semestre de 2007.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?