quarta-feira, janeiro 31, 2007

 
Amadorismo, inexperiência e ignorância
Manoel Nascimento Carrillo

Os dias de hoje são o que são! São alturas em que os dias vão passando mais depressa do que nós possamos efectivamente imaginar. Todavia jamais poderia ficar imune a algumas questões, acontecimentos ou pseudo factos que por vezes inundam assustadoramente alguns dos nossos mais conceituados meios de comunicação social, salvo algumas saudáveis e bem apreciadas excepções.

Destas inundações mediáticas, umas são admissíveis, mas muitas outras dessas inundações parecem-me ser completamente inadmissíveis, sem nexo, sem conteúdos perceptíveis, bastante negativas ou talvez excessivamente intencionais.
Muitos pseudo articulistas, ou muitos desses chamados escribas ou simplesmente muitos desses chamados porta vozes jornalísticos, ou muito me engano, são efectivamente amadores, são inexplicavelmente inexperientes ou ainda são assustadoramente ignorantes.
Tanto se falou da última viagem do nosso Presidente da Republica ao Reino de Espanha. Lembro-me de ter lido ou ouvido alguns críticos sem escrúpulos e lembro-me ainda de ler e de ouvir dúvidas e mais dúvidas acompanhadas de certas baboseiras demonstrativas de uma baixa política ou de pseudo informações provavelmente intencionais ou talvez maldosamente defeituosas.
Para quem quiser tomar conhecimento fica aqui uma notícia que considero oportuna tendo presente a recente viagem do nosso Presidente da República à Índia e a actual viagem do nosso Primeiro-Ministro à China. A notícia refere-se a uma visita que 35 a 40 empresários do Principado das Astúrias (Reino de Espanha) estão a efectuar ao nosso país.
Conversações bilaterais entre empresários de Portugal e de Espanha são a meu ver essenciais e ao que consta estão a ser em sectores relacionados com o conhecimento, as tecnologias de informação e as novas tecnologias, sectores em que o nosso país tem obtido sucesso.
Ora como se devem lembrar o herdeiro do trono de Espanha é o Príncipe das Astúrias, Filipe, que é casado com a Princesa Letícia (asturiana) e foi este Principado um dos locais visitados pelo Presidente Aníbal Cavaco Silva. Coincidência ou não esta visita empresarial asturiana parece esquecida por alguns órgãos de comunicação social portugueses.
Depois vem a crise na Câmara Municipal de Lisboa. Eleições intercalares ou não, tudo vai depender dos próximos capítulos deste novela e das vontades e oportunidades que porventura poderão surgir. Coincidência ou não foi ou será a efervescência das notícias acompanhada da celeridade das averiguações ou investigações com a ida do insuspeito Prof. Manuel Maria Carrilho, candidato socialista derrotado nas últimas eleições autárquicas, para Paris.
Dois mandatos para o centro direita são mais que suficientes como o deverão ser posteriormente para o centro esquerda se essa for a vontade dos eleitores lisboetas. Mas ao ouvir atentamente as quase sempre sábias palavras do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, há algo que me surpreende.
Porque não concorre este mediático e popular comentador à Câmara Municipal de Lisboa como candidato do PSD, se essa for a vontade dos sociais-democratas e dos eleitores desta nossa capital? A resposta fica sem se saber, mas seria neste momento uma vitória quase certa e inabalável, porque por vezes em democracia, valem mais as pessoas do que propriamente os próprios partidos.
Para variar encontramo-nos perante um referendo sobre uma equacionada mas duvidosa questão sobre a interrupção voluntária da gravidez, que foi marcado pelo Sr. Presidente da República para o próximo dia 11 de Fevereiro de 2007. O assunto é delicado para a consciência de cada um e de todos mas infelizmente está a tornar-se um tema extremamente politizado.
Esta politização está a ser exagerada e por vezes tem contornos de exasperação totalmente incompreensível. Pior ainda é a interferência de alguns conceituados políticos e religiosos desta nossa nação, como o clero, os ministros, deputados e o próprio PM que não nos oferecem nenhum tom isento, idóneo, democrático nem tão pouco esclarecedor. Ou muito me engano ou a abstenção será elevada!
Muita coisa ficou por escrever mas não quero finalizar sem salientar resumidamente a surpresa de alguns senhores da inconfundível informação britânica sobre uma sondagem recentemente realizada aos jovens de origem islâmica que maioritariamente preferem as leis islâmicas às leis britânicas.
Esta surpresa só é possível em mentes com défice de conhecimentos históricos, em mentes em que a formação em comunicação ainda tem contornos de puro amadorismo, em mentes que se julgam superiores, mas no fundo são bastante deficitárias e muito inexperientes ou mesmo são provavelmente mentes onde se constata que a ignorância é ainda uma triste realidade neste século XXI.

31-01-2007 10:42:01

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?