sexta-feira, janeiro 05, 2007

 
Empresa vende boneco de Saddam com corda ao pescoço

Uma empresa dos Estados Unidos, dedicada a criar figuras de personagens populares, começou a tirar proveito económico da morte de Saddam Hussein, ao comercializar um macabro boneco do ex-ditador iraquiano com a corda ao pescoço.

Saddam «Pendurado numa Corda» é a última figura de acção criada pela Herobuilders, uma pequena empresa de Connecticut que há quatro anos elabora figuras de plástico e articuladas de personagens populares da vida política e social. O produto suscitou numerosas críticas contra a Herobuilders, que adiantou ter já recebido numerosas encomendas.
Saddam não foi o único da família Hussein reproduzido pela empresa norte-americana.
O seu filho Uday, abatido pelas tropas dos EUA, já conta com duas figuras na colecção, uma anterior à sua morte, e a outra, ensanguentado, tal como foi fotografado o seu cadáver.
Juntamente com o boneco de Saddam, a companhia lançou no mesmo dia as réplicas do presidente venezuelano, Hugo Chávez, e do seu homólogo iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.
O boneco de Chávez, com uma t-shirt com a mensagem «liberdade de expressão», conta com uma peculiaridade: é capaz de falar e repetir o famoso discurso que pronunciou na Assembleia Geral da ONU em Setembro, quando afirmou: «o diabo está em casa. Ontem o diabo veio aqui. Neste lugar cheira a enxofre», numa alusão ao presidente dos EUA, George W. Bush.
A réplica de Ahmadinejad mostra-se desafiadora. Com um ar sorridente e orgulhoso, a réplica do presidente do Irão veste uma t-shirt que em que se lê: «deixemos que comam torta amarela», numa referência a um concentrado de urânio usado nas centrais nucleares.
A colecção de figuras políticas nasceu pouco depois dos atentados do 11 de Setembro numa pequena fábrica de Danbury (Connecticut) com uma réplica do presidente George W. Bush.
Desde então a companhia elaborou já de forma artesanal cerca de trinta personagens, entre os quais o vice-presidente dos EUA, Dick Cheney, a senadora Hillary Clinton, e líderes internacionais como Vladimir Putin e Tony Blair.

04-01-2007 13:27:30

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?