terça-feira, janeiro 30, 2007

 
Estudantes gregos reclamam devolução dos frisos do Partenón

Cerca de 2.500 estudantes gregos formaram hoje uma cadeia humana em redor da colina sagrada dos monumentos da Acrópole de Atenas para reclamar a devolução dos frisos do Partenón que se encontram no Museu Britânico de Londres.

Os jovens, de mãos dados, permaneceram no local várias horas.
As peças de mármore cuja devolução reclamam foram retiradas do Partenón há dois séculos pelo diplomata britânico Lord Elgin, durante o Império Otomano na Grécia.
A manifestação estudantil foi organizada pela Rede para a reunificação dos mármores do Partenón, com o apoio da Fundação Melina Mercouri.
Melina Mercouri, ex-actriz e ministra da Cultura grega nos anos 80, foi protagonista de uma campanha para que os britânicos devolvam os frisos.
«Esta acção tem por objectivo pedir a reunificação dos monumentos da Acrópole. Não pretendemos esvaziar os museus do mundo, mas apenas que um monumento do património universal como é a Acrópole de Atenas fique completo», disse Georgos Jasiakis, porta-voz da Fundação.
Em cadeiras de rodas e envergando o uniforme olímpico, participaram também na manifestação membros da União de atletas dos jogos paralímpicos (para deficientes).
O governo grego propôs ao Museu Britânico que os frisos regressem à Grécia num «empréstimo a longo prazo», com intercâmbios de exposições com aquela instituição de Londres. O Museu ainda não deu resposta.

Diário Digital / Lusa
30-01-2007 13:32:00

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?