quarta-feira, janeiro 17, 2007

 
Filósofo Leszek Kolakowski distinguido com Prémio Jerusalém

O escritor e filósofo polaco Leszek Kolakowski, foi distinguido com o Prémio Jerusalém de Literatura pela sua contribuição para a «luta pela liberdade do indivíduo na sociedade», noticiou esta terça-feira a imprensa israelita.

Kolakowski, 80 anos, autor de obras como «O espírito revolucionário e o marxismo», receberá o prémio, de 10.000 dólares, no marco da Feira internacional do livro, dia 18 de Fevereiro.
O Prémio Jerusalém foi instituído em 1963 e receberam-no desde então escritores e filósofos como Bertrand Russell, Jorge Luis Borges, Arthur Miller, Mario Vargas Llosa, Susan Sontag, Simone de Beauvoir e Milan Kundera.
«Kolakowski é um filósofo, um escritor brilhante e um historiador de ideias e movimentos sociais e os seus livros oferecem uma grande inspiração moral para todas as lutas do homem pela sua liberdade em sociedade», diz-se na acta dos três membros do júri do Prémio (Menahem Brinker, Shlomo Avineriuy e Mihal Govrin).
Filiado em 1945 no Partido Comunista, Kolakowski foi acusado em 1954 de se «desviar» do seu ideário e expulso em 1966, acabando por lhe ser retirada a cátedra na Universidade de Varsóvia.
As suas obras foram proibidas na Polónia em 1981.
Diário Digital / Lusa
16-01-2007 15:57:00

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?